EXERCÍCIOS

 

FONOLOGIA : COPIE TODOS OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO.

 

1. Qual palavra apresenta o mesmo número de letras e fonemas?

a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente

2. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?

a) exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo

3. Qual palavra possui dois dígrafos?

a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego

4. Indique o número de letras e fonemas:

a. Brasil

b. encanto

c. coqueiro

d. tranquilo

e. erguer

f. aquático

5. Neste exercício:

1. Separe as sílabas de todas as palavras das alternativas e classifique os encontros vocálicos em ditongo, tritongo ou hiato.

2. Copie a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.

a) jamais / Deus / luar / daí
b) baixo / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história

6. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:

a) es-pé-ci-e, pa-i-xão

b) vas-sou-ra, E-gíp-cio

c) p-si-co-lo-gi-a, at-mos-fe-ra

d) as-sa-do, tra-nsa-tlân-ti-co

7. GRIFE os dígrafos e CIRCULE os encontros consonantais:

VASSOURA - COMPUTADOR - REPERTÓRIO - ESFERA - DISCIPLINA - ASSUSTADOR - CHALEIRA - QUADRILHA - NINHADA - ASSANHADÍSSIMO

8. Marque D para ditongo,  H para hiato e T para tritongo:

a) Romeu (      )

b) ptico (      )

c) realizar (      )

d) quais (      )

e) grão (      )

f) experncia (      ) / (      )

9. Classifique a junção das consoantes destacadas em DÍGRAFO ou ENCONTRO CONSONANTAL. Depois, explique a diferença fonética entre eles:

a. passagem

b. prestação

c. arroz

d. crescer

e. alho

f. grafia

10. Separe as palavras abaixo em colunas, de acordo com as ocorrências fonéticas que surgirem: dígrafo, encontro consonantal, ditongo, hiato, tritongo.

GRAFIA - QUERIDA - VINHO - FALHAR - CAI - CAÍDO - SAGUÃO - REALIZAR - SAÍDA - DÓI - DOÍDO - TEM - PLANETA - CAIXA - CHÃO - BIQUÍNI - RAIZ - ENTÃO - FARÓIS - FÓSFORO - URUGUAI -  SUCESSO - DOCERIA - CÉU - GAITA

VERBOS:  COPIE TODOS OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO.

11. Copie o trecho da canção “Aquarela” e observe os verbos sublinhados:

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva

E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel

Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu [...]

 

  a) Em qual tempo verbal eles estão conjugados?

_____________________________________

 

b) Agora, reescreva os verbos sublinhados na canção destacado, acima passando-os para os tempos indicados:

 

·         Pretérito Perfeito

·          Pretérito Imperfeito

·         Pretérito Mais que Perfeito

·         Futuro do Presente

·         Futuro do Pretérito

 

12. “Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida.”

a) Conjugue o verbo destacado nos tempos Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito.

b) Explique – SEM USAR AS PALAVRAS MÁGICAS – as diferenças de sentido que ocorrem com o verbo DESENHAR entre esses tempos.

 

13. A partir do fragmento “Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo” , localize os verbos conjugados e faça o que se pede:

a) Mantendo o tempo verbal no Presente, reescreva o fragmento acima, passando os verbos para a 3ª pessoa do plural.

b) Agora, reescreva o fragmento na 1ª pessoa do plural, mas conjugando os verbos no tempo Futuro do Pretérito.

c) Mantendo a 1ª pessoa do plural, passe os verbos para o Futuro do Presente, e explique a diferença de sentido entre os tempos das alternativas B e C.

 

14.  Conjugue os verbos no Modo Indicativo e complete os espaços com o tempo mais adequado a cada sentença.

a) Todos os dias, quando bebê, eu _____________ ( escrever – 1ª pes. sing.) nas paredes da cozinha.

b) Durante a aula de ontem, com tanto sono, Felipe ____________ (dormir- 3ª pes. sing.) até o fim do dia.

c) Meus pais ______________ (chegar- 3ª pes. pl.) cansados do trabalho toda semana.

d) Se fizesse calor no final de semana, minha avó me _________________ (levar – 3ª pes.sing.) à praia.

e) Para a próxima prova de Português, __________________ (estudar – 1ª pes. sing.) muito mais.

 

ACENTUAÇÃO GRÁFICA - COPIE TODOS OS ITENS!

15. Classifique as palavras abaixo em MONOSSÍLABA, OXÍTONA, PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA. Separe as sílabas e circule a sílaba tônica:
a. Deus
b. ofício
c. Antártida
d. Goiânia
e. museu
f. mesa
g. giz
h. joia
i. suflê
j. estúpido
k. estupidez
l. influência
m. influencia
n. história
o. historia (verbo)
 

16. Acentue e justifique a acentuação das palavras, caso haja acento. Veja o modelo:

a. TAMBÉM – OXÍTONA TERMINADA EM EM.

b. INCRÍVEL – PAROXÍTONA TERMINADA EM L.

c. eter –

d. sequencia –

e. cipo –

f. ultimo –

g. voce –

h. holandes –

i. femur –

j. docil –

k. la –

l. quilometro –

m. portuguesa -

n. Felix -

o. triceps - 

p. Itu - 

q. dolar - 

r. saudavel - 

s. saci -

t. eletron -

u. latex - 

v. biquini - 

w. frequencia - 

x. socio - 

y. vovo -

z. mes - 

17. Reescreva o texto abaixo, pondo os acentos que foram omitidos.

     “Voce ja conhece os numeros naturais! São aqueles que normalmente usamos para contar (1, 2, 3, 4 etc.), alem de zero. Eles foram os primeiros numeros criados pelos seres humanos.

      Ha milhares de anos, quando nossos antepassados viviam da caça, eles escreviam numeros fazendo marcas num pedaço de madeira ou de osso. Cada marca indicava um animal caçado.

     Mas o mundo foi se modificando. Surgiram a agricultura, o pastoreio e o comercio. Apareceram as primeiras cidades e tambem os grandes imperios.

Ai foi preciso inventar maneiras mais adequadas de escrever numeros. Pois, convenhamos, não era nada pratico para um comerciante, com mais de 100 sacos de arroz, registrar esse numero com marcas em um osso.

     Agora, voce vai conhecer o sistema de escrita de numeros criados pelos egipcios 5 mil anos atras”.  

IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Matemática para todos.São Paulo: Scipione, 2002. V. 6. P. 6 Texto adaptado

 

18. Escreva as frases, pondo os acentos que faltam:

a)Quebra de sigilo telefonico leva frances à  prisão.

b) Seleção tem vitoria tranquila contra Australia.

c) Cafe e estimulante e esta atraindo adeptos.

d) Policia deteve tres metalurgicos durante o comicio.

e) O medico usou um imã para fixar a foto.

 Atividade de prática de escrita

FICHA 3 - ELIMINE AS REPETIÇÕES – Os exercícios 17, 18 e 19 deverão ser entregues em bloco pautado.

19. (2,0) Reescreva o trecho abaixo, eliminando ao máximo a repetição do termo em negrito (automóvel):

As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automóvel, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.

 

20. (2,0) No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de modo a reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.

A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor: "Não presta!" Aí, o vendedor olhou para ela e disse: "Também, madame, num exame assim nem a senhora passava".

 

21. (1,0) Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, conforme mostra o modelo. REESCREVA AS FRASES, COMPLETANDO-AS E EVITANDO REPETIÇÕES:

MODELO: O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.

a) Ronaldo vestiu pela primeira vez a camisa do clube espanhol. O __________________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.

b) Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do ________________ recebeu instruções contra um possível ataque americano.

c) Machuquei meu dedo com o martelo. Fui ao médico, pois o _______________________ estava enferrujado.

d) Minha mãe comprou maçãs e cenouras. Fiquei feliz, pois adoro ______________________.

e) O liquidificador e o ferro queimaram. Precisamos renovar nossos _________________________________.

 

22.  (5,0) FICHA 5: REESCREVA O TRECHO ABAIXO EM TERCEIRA PESSOA. ENTREGUE EM BLOCO PAUTADO, A LÁPIS. PENSE SOBRE O FOCO NARRATIVO, PARA DEPOIS DISCUTIRMOS EM SALA.

"Eu queria ter uma memória fotográfica. Melhor que isso, cinematográfica.

Fecho os olhos e começo, forçando as pálpebras cada vez mais forte, como se isso realmente ajudasse a ir mais longe nas lembranças.

Perco-me e não encontro o momento, a cena exata em que nós nos conhecemos.

Coloco a mão na testa e pressiono minha cabeça. Nada. Procuro refúgio na imaginação, com a esperança de que, por ela, quase que por acidente eu me recorde da realidade. Então começo a enxergar vários possíveis modos de como nos conhecemos. Como eu me apresentei? Nome? Sobrenome? Você, como se apresentou? Eu de xadrez ou listras? Você com a sua blusa verde, de saia ou jeans? Na dúvida imagino de todos os modos em diferentes situações. Nenhuma se faz muito familiar.

Consigo chegar perto. Lembro da gente discutindo, indo pra uma festa, sobre qualquer coisa. Lembro de parte de uma pergunta. Lembro de uma piada. E lembro do desconforto em responder, de um riso amarelo e uma resposta meio engraçada/evasiva, o que se tornaria uma constante da minha parte.

Mas não é esse o instante exato. Já nos conhecíamos de alguma forma, afinal estávamos conversando. Talvez minutos antes, até segundos. Não consigo lembrar. É tudo o que eu queria. Que som tinha no ambiente, que cheiro, que cores? Quem tomou a iniciativa? Fomos apresentados? Eu só queria esse instante. Não consigo (...)."

http://semjeito.wordpress.com/2009/07/07/um-conto-sem-titulo/

 

 
GÊNERO E NÚMERO DOS SUBSTANTIVOS
23. Passe as frases para o plural:
a. O cidadão que come muito pão pode ter muito gás.
b. O alemão adquiriu fuzil transportado no ônibus.
c. Fóssil foi achado por cão em túnel.
d. O chapéu caiu por um degrau, diante do camponês.
Faça anotação pessoal sobre o plural de CHAPÉU.
 
24. Dê o feminino de:
a. genro
b. espião
c. réu
d. padrasto
e. elefante
f. herói
g. poeta
h. profeta
i. cavalheiro
j. cavaleiro
25. Informe o gênero dos substantivos, antepondo artigos o ou a:
a. eclipse
b. guaraná
c. dó
d. cal
e. alface
f. grama (peso)
g. derme
h. ídolo
i. mascote
j. musse
26. Dê o significado dos substantivos:
a. a cabeça / o cabeça
b. o rádio / a rádio
c. o moral / a moral
d. o capital / a capital
e. o estepe / a estepe
27. Classifique os substantivos quanto ao gênero:
a. gata
b. elefanta
c. indivíduo
d. colega
e. vítima
f. jovem
g. capivara
h. girafa
i. jornalista
j. testemunha
k. espião

28. Analise o pensamento abaixo e:

a. Interprete-o.

b. Explique o significado de "velho amigo".

c. Inverta a expressão acima (amigo velho). Haveria mudança de significado? Qual?

 

29. Reescreva as frases, substituindo  os termos grifados por substantivos equivalentes (sinônimos):

a. A música  incomodava o garoto durante a apresentação da banda.

b. O carro de som atrapalhou o pai, a mãe e a irmã do estudante.

c. Vereadores se reuniram para discutir a importante questão.

d. A população do Brasil reclamou do alto preço da gasolina

e. Aquela casa era muito chique: possuía muitos quartos e empregados.

 

30. Transforme os verbos em substantivos e em seguida crie uma frase para cada item:

a. amar -

b. sossegar -

c. apaixonar - 

d. emprestar -

e. sonhar - 

f. desprezar -

g. analisar - 

h. copiar - 

i. lembrar - 

j. prejudicar 

k. compreender - 

l. surpreender - 

 

31. Explique o efeito de sentido dos substantivos aumentativos e diminutivos abaixo:

a. É um sujeitinho!

b.  É um mulherão!

c. Não passa de um bebezão!

d. É um timaço!

e. Não se envolva com gentinha!

 

32. Crie duas frases com a mesma palavra: uma, como verbo; outra, como substantivo.

a. reza

b. desprezo

c. desejo

d. começo

e. conquista

f. sonho

g. trabalho

h. choro

i. espera

j. debate

 

33. Crie frases em que as palavras abaixo sofram o processo substantivação:

a. jantar

b. olhar

c. azul

d. não

e. jovem

f. covardes

g. sábio

h. falar

i. dois

j. verde

CORRELAÇÃO VERBAL: copiar no caderno

Um dos grandes problemas na elaboração de respostas, relatórios e produções textuais em geral é a falta de manutenção da unidade de tempo verbal. Por falta de atenção, é comum o mesmo texto apresentar verbos em diversos tempos, sem que haja necessidade dessa mudança. Portanto, a verificação do uso dos tempos verbais em produções é fundamental na busca pela qualidade da escrita.

 

CORRELAÇÃO VERBAL - Fazer a lápis, no caderno.

34. Reescreva toda a notícia abaixo, passando os verbos para o presente do indicativo, a fim de atingir a unidade de tempo. Em bloco pautado, a lápis!

GORILA DOS EUA IMITOU SONS E GESTOS DA TOSSE E DE ASSOAR O NARIZ

Espécie podia aprender comandos vocais e de respiração, disse pesquisa. Segundo estudo, capacidade humana de falar estava em ancestral comum.

    Pesquisadores dos Estados Unidos observaram padrões de controle voluntário de vocalização em uma gorila fêmea e afirmaram, em estudo, que a base evolutiva para a capacidade humana de falar estava presente, pelo menos, no último ancestral comum dos humanos com os gorilas, a cerca de 10 milhões de anos.
    O estudo foi feito a partir da análise de 71 horas de vídeos da gorila fêmea Koko, que viveu há mais de 40 anos na The Gorilla Foundation, na Califórnia, interagindo com humanos.

    Os pesquisadores Marcus Perlman, da Universidade Wisconsin-Madison, e Nathaniel Clark, da Universidade da Califórnia, encontraram exemplos repetidos de nove comportamentos voluntários da gorila que exigiram controle sobre a vocalização e a respiração. Tratava-se de comportamentos aprendidos, diferentes daqueles típicos do repertório do animal, segundo o estudo publicado em julho no jornal “Animal Cognition”.
    Nos vídeos divulgados pela Universidade Wisconsin-Madison, foi possível ver a gorila fazendo três exemplos desses comportamentos de acordo com os comandos de uma pesquisadora. Em um deles, Koko reproduziu som parecido com a tosse humana, colocando a mão na boca. Em outro, “assoou” o nariz com um papel. No terceiro, assoprou uma flauta com intensidade. 

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/08/gorila-dos-eua-imita-sons-e-gestos-da-tosse-e-de-assoar-o-nariz.html

VERBOS NO SUBJUNTIVO

35. Compare estas duas frases:

I- O cientista pretende estudar as plantas medicinais que existem naquela região.

II- O cientista pretende estudar as plantas medicinais que existam naquela região.

Em I, o verbo em destaque está no presente do indicativo; em II, no presente do subjuntivo. Explique a diferença de sentido que essas formas estabelecem entre as duas frases.

 

36. Complete adequadamente cada lacuna com uma forma do presente do indicativo ou do presente do subjuntivo do verbo indicado.

a) Eles sempre ___________________os problemas da sua família, mas é importante que os demais familiares também _____________________. (discutir)

b) Todo dia eu ____________________ meu quarto; peço que você também____________________o seu. (varrer)

c) Eles exigem que nós ____________________as mesmas tarefas que tu  _____________________. (executar)

d) Nós já _____________________prontos para a aula; esperamos que você também ____________.(estar)

e) Esperamos que aqui você ____________________tão feliz quanto nós já _______________. (ser)

f) As malas pequenas ___________________no carro, mas é pouco provável que as grandes também _____________________.(caber)

g) Eles _________________filmes de terror na TV e querem que nós também os _________________.(ver)

h) Meus pais pedem que nós _______________ o jantar todos os dias, mas eles, que deveriam fazer, não ______.(fazer)

i) Amo meus pais. Espero que vocês também ______ os seus. (amar)

j) Nós abrimos nossa mente. Esperamos que você também ________ a sua. (abrir)

 

37. Releia o item i do exercício anterior. Depois, a partir dele, explique a diferença no emprego dos modos indicativo e subjuntivo.

 
38. Complete com verbos no presente do subjuntivo: Espero que nós...
a. comer;
b. corrigir;
c. limpar;
d. estudar;
e. dividir;
f. compartilhar;
g. aprontar;
h. entender;
i. sonhar;
j. fechar.
 
39. Complete com verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo e no futuro do pretérito do indicativo:
a. Se * pessoas mais dedicadas, nós * descansar mais. (existir/poder)
b. Se elas *, eu * feliz. (vir/ficar)
c. Se vocês * mais tempo, nós * mais tarde. (ficar/dormir)
d. Se Maria * Matemática, * boas notas. (estudar/tirar)
e. Se os governantes se * com a educação, nosso país * em condições muito melhores. (preocupar/estar)
 
40. Complete com verbos no futuro do subjuntivo e no futuro do presente do indicativo:
a. Quando os brasileiros * mais, * melhor sua real condição. (ler/saber)
b. Quando nós * , * escolher o sabor do sorvete. (voltar/poder)
c. Quando eu * a tarefa, * dormir melhor. (fazer/conseguir)
d. Quando nós * o quarto em ordem, * nossa mãe feliz. (pôr/deixar)
e. Quando ele * na roupa, * orgulhoso. (caber/ficar)

NOVAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO:

A. ELE TEM (sing.) / ELES TÊM (pl.) - verbo TER

    ELE VEM (sing.) / ELES VÊM (pl.) - verbO vir

41. REESCREVA AS FRASES, PASSANDO-AS PARA O PLURAL:

a. No verão, a andorinha vem me deixar alegre.

b. Ela tem muita paciência e vem aqui acalmar o aluno.

c. Minha tia sempre vem aos sábados aqui.

d. O aluno do 6º ano vem fazendo poema excelente!

e. O brasileiro tem hospitalidade com o estrangeiro, mas tenho amigo que não nota isso.

g. Torcedores tem a camisa verde e amarela de outra Copa.

 

B. I/U TÔNICOS DE HIATO: quando i e u formarem hiato com a vogal da sílaba anterior e ficarem sozinhos na separação ou seguidos de S haverá acento.

Ex.: SA-Ú-DE; SA-Í-DA; PA-ÍS
 
C. DEIXÁ-LA; RECEBÊ-LO; COMPÔ-LO = acentuam-se, pois são oxítonas terminadas em A, E, O.
Mas atenção: DIVIDI-LO.
 

42. ACENTUE, SE NECESSÁRIO, E JUSTIFIQUE:

a. faisca: 

b. viuva: 

c. Grajau: 

d. aguenta-lo: 

e. distrai-lo: 

f. recebe-la: 

g. compo-lo:

h. bau: 

i. dividi-la:

43. INTERJEIÇÃO E ONOMATOPEIA

a. Crie três frases com interjeições de sentimentos diferentes e identifique-os. Ex.: Que frio! - espanto

b. Crie um quadrinho com uma onomatopeia.

44. Complete com adjetivo e, depois, com substantivos.

a. Gargalhada ____________________ lembra _________________________.

b. Banho _______________________ lembra ___________________________.

c. Dia _______________________ lembra _____________________________.

d. Festa _____________________________ lembra _________________________.

e. Comida _________________________ lembra __________________________.

f. Lua ____________________________ lembra ____________________________.

g. Praia _____________________________ lembra __________________________.

45. Transforme os substantivos em adjetivos correspondentes:

a. alegria

b. homem

c. altura

d. feiura

d. beleza

e. paciência

f. confiança

g. susto

h. enfeite

i. sorriso

j. Corinthians

46. Complete as frases com uma locução adjetiva coerente:

a. Gostava do perfume _______________________________ daquele parque.

b. Tomou banho ______________________________ naquele dia especial.

c. A coleira ____________________________ se soltou, na caminhada.

d. A fuga _______________________________ assustou a população.

e. A cadeira _______________________________ escorregou sala afora.

 

47. Copie as frases em seu caderno e grife somente as locuções adjetivas:

a. O barquinho de papel deslizou pela água do mar e foi bater de frente com o navio.

b. Gosto de pastel, mas sei que fritura de alimentos faz mal.

c. A vida de Ana é mais tranquila.

d. A peça de teatro foi encenada pelo amigo do meu primo, que ensaia de tarde.

e. Não saia da escola sem um aviso de seus pais.

 

48. Na tirinha abaixo, identifique a locução adjetiva. Justifique.

 

49. Leia a imagem abaixo e avalie se o termo DE VIDA corresponde a uma locução adjetiva. Justifique.

 

50. Pesquise os adjetivos pátrios relativos a quem nasce em:

a. São Paulo (cidade);

b. São Paulo (estado);

c. Rio de Janeiro (cidade);

d. Rio de Janeiro (estado);

e. São Caetano do Sul;

f. Salvador (Bahia);

g. Curitiba

h. Pará;

i. Peru;

j. Quênia;

k. Suécia;

l. Egito;

m. Áustria;

n. Londres;

o. Marrocos.

ATENÇÃO: os substantivos próprios sempre são escritos com maiúsculas. Mas os adjetivos SEMPRE serão escritos com minúsculas!

51. FICHA 13: SEGMENTAÇÃO DE PARÁGRAFOS 

HISTÓRIAS DE FANTASMA

Autor desconhecido

“mano tá dormindo?” – perguntou o irmãozinho preocupado o irmão mais velho quase dormindo resolveu permanecer em silêncio a ver se o outro esquecia o chamado e o deixava dormir mas crianças não desistem muito facilmente por isso que, uns segundos depois, a pergunta se repetiu: “hein mano? tá dormindo?” “não tô acordado que é que foi peste?” “existe fantasma?” – o menor perguntou, ignorando a provocação o mais velho deu uma risada que espantou de vez o seu sono e falou: “não mano não existe por que essa pergunta?” o pequeno começou a chorar baixinho parecendo envergonhado de fazer isso ao lado do irmão “é que na escola”, - disse ele em meio às lágrimas – “os caras da primeira série ficaram falando que fantasma existe que aparece de noite e leva a gente embora um deles até falou que conhecia um guri que foi levado por fantasma.” “bobagem falam só pra assustar sabem que vocês são bobos.” “não!” – o pequeno reagiu indignado. - “eles falam sério que existe mesmo! e que de noite eles chegam e ficam aparecendo e desaparecendo até pegar a gente igual ali ó!” – disse apontando para a parede com os clarões dos raios de lua. “nada a ver isso é a árvore do pátio.” – tranquilizou o mais velho. – e agora dorme eu fico acordado até tu dormir.” “promete?” “prometo.” e o mais novo conseguiu dormir finalmente tranquilo amparado na força invencível do irmão mas o mais velho varou a madrugada de olhos abertos: primeiro porque o pequeno demorara a dormir; depois porque o pátio da casa não tinha árvores e aquelas sombras na parede não paravam nunca de se mexer.

 

FATO E OPINIÃO

52. Há, abaixo, manchetes de jornal e títulos de artigos de opinião. Copie-os em seu caderno e, em seguida, indique se constituem fato ou opinião. Quando houver opinião, grife a palavra ou expressão que a represente.

1. “Cielo conquista ouro nos 50 m livre; Fratus termina em quinto”

2. “Relatório do 447 aponta erro de piloto, diz jornal”

3. “Dólar fecha a R$ 1,54, a menor taxa em 12 anos”

4. “Corrida de Duplas se consolida e vira grande evento para abrir temporada da Stock Car”

5. “Mais um gênio que nos deixa”

6. “A geração dos individualistas”

7. “O perigo nas redes sociais”

8. “Redes sociais: usando bem, que mal tem?”

9. “O uso das drogas na adolescência: um destruidor de lares”

10. “Uso regular de maconha diminui o tamanho do cérebro, diz pesquisa”

11. “Rede social infantil chega ao Brasil”

12. “Violência só gera mais violência”

13. “A importância do cuidado com a alimentação”

 

53. O trecho abaixo constitui um artigo de opinião, publicado no Jornal Correio Brasiliense.  Leia-o e, em seu caderno:

a. Transcreva dois trechos que representem fatos;

b. Transcreva dois trechos que apresentem opiniões. Em seguida, explique por que são opiniões.

c. FICHA 13: Após discutirmos sobre o assunto do último parágrafo do trecho, escreva, em bloco pautado, um parágrafo que expresse SUA OPINIÃO sobre ele. Para isso, dê exemplos que o ajudem a desenvolver suas ideias.

Os reflexos da perseguição digital

    Com o uso crescente das tecnologias, aumenta na mesma proporção o número de indivíduos cada vez mais “conectados”.

    Um dos reflexos dessa inclusão digital em nosso país é a grande participação dos brasileiros nas redes sociais. Pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online constatou que as redes sociais congregam cerca de 29 milhões de brasileiros por mês, e que para a cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar os amigos.

    Mas qual será o impacto da utilização exacerbada da Internet para o contato social?

Temos que ter em mente que os sites de relacionamento, assim como qualquer outra tecnologia, são neutros, e seu uso pode ser positivo. Tudo depende da maneira como são utilizados.

    Robert Weiss, sociólogo americano, afirma que existem dois tipos de solidão: a emocional e a social. Ele define a solidão emocional como o “sentimento de vazio e inquietação causado pela falta de relacionamentos profundos”; e a social como sendo o “sentimento de tédio e marginalidade causado pela falta de amizades ou de um sentimento de pertencer a uma comunidade”.

    Com base nessas definições, estudos demonstram que as redes sociais podem aplacar um pouco da solidão social, mas aumentam significativamente a solidão emocional. É como sentir-se solitário em meio a uma multidão. (E atualmente, a multidão é cada vez mais virtual...).

    Através dessas pesquisas e verificando-se o comportamento dos internautas, vemos que as amizades são cada vez mais numerosas, porém, mais superficiais. E a quantidade de laços fortes, cada vez menor.

(...)

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2010/03/15/interna_tecnologia,179745/index.shtml

54. GRAFIA: VIAGEM OU VIAJEM?

Usa-se VIAGEM, quando a palavra for SUBSTANTIVO. E escreve-se VIAJEM, do verbo VIAJAR.

Complete com a forma adequada:

a. Minha ________________ foi emocionante.

b. A ___________________ das férias teve momentos incríveis!

c. Espero que vocês ________________ bem.

d. Tomara que eles _________________ cedinho, para evitar o trânsito.

e. ________________ seguros: ponham o cinto de segurança!

55. MAU OU MAL?

Emprega-se MAU, quando a palavra for ADJETIVO - é o contrário de BOM. E escreve-se MAL, quando a palavra for ADVÉRBIO ou SUBSTANTIVO - é o contrário de BEM.

Complete com a forma adequada:

a. O lobo ________________ é um vilão engraçado.

b. ________________ comportamento traz ocorrência. Cuidado!

c. A lição ficou ________________ feita.

d. O _________________ quase sempre perde.

e. Um _____________ aluno não é necessariamente um aluno _______________.

f. _________________ chegou e já ligou o computador.

g. Come _______________, por isso fica doente.

56. Ortografia - palavras derivadas: escreva os verbos referentes às palavras abaixo:

a. gesso

b. massagem

c. lance

d. alcance

e. cheio

f. abraço

g. análise

h. paralisia

i. preguiça

j. precioso

k. realce

 

FICHA 14: RELATO/DIÁRIO DE VIAGEM A BROTAS

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

Você poderá escrever seu texto em forma de relato ou de diário de viagem. Isso ficará a sua escolha.

Procure desenvolver a produção, atendendo ao máximo  as características desse gênero. Para isso, consulte a unidade 5 do livro didático e os quadrinhos verdes, especialmente. Você deverá anexar duas fotos, no máximo, para enriquecer seu trabalho.

A produção terá APENAS UMA VERSÃO, portanto valerá 10,0 na AV4. Ela deverá ser digitada e encaminhada ao meu e-mail: sisibr5@globomail.com, até dia 8 de setembro.

ATENÇÃO: Os trabalhos entregues após essa data valerão metade da nota. Data limite: 10/09! 

Prof. Simone
 

PRONOMES PESSOAIS E DE TRATAMENTO

57. Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente.

NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.

a) Cláudia gosta muito de estudar. ____________________________________________________

b) As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________

c) Os estudantes participaram da festa. ________________________________________________

d) Mauro é o melhor advogado da cidade. ______________________________________________

 

58. Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.

Obs.: antes de verbos no INFINITIVO (AR/ER/IR), USAR EU!

a) Vovô deu dinheiro para __________ comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para __________?

c) O tênis preto é para __________ jogar futebol.

d) Este caderno é para __________ fazer redações.

e) Esse doce é para você e este é para _________.

 

59. Reescreva as frases, substituindo os termos grifados pelo pronome oblíquo correspondente:

a. Doei minha jaqueta ao asilo.

b. Nunca vi saci.

c. Dei a você todo amor.

d. Ele a mim e a meus pais em sua casa.

e. Já encontrei seu irmão no shopping.

f. Entreguei a ela o cartão.

g. Chamei Joana para sair.

h. Enxergava os ventos de longe.

 

60. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

ATENÇÃO: Copiar quadro abaixo no caderno!

 

Observação: Os pronomes oaosas se transformam em:

·         lolaloslas – quando vêm depois dos verbos terminados em rs ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

      Ele vai vendê-lo.

·         nonanosnas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

      Eles levaram-no.

 

PARA ESTE EXERCÍCIO, VOCÊ DEVERÁ COPIAR OS ENUNCIADO E ESCREVER AS RESPOSTAS.

a) Vou pagar o empregado. _________________________________________________________

b) Mário cortou a grama. ___________________________________________________________

c) Resolveram os problemas. ________________________________________________________

d) Vou chamar a menina. ___________________________________________________________

e) É preciso trazer os cadernos diariamente. ____________________________________________

f) Os alunos deixaram o recado. ______________________________________________________

g) Ele quebrou os brinquedos. _______________________________________________________

h) As meninas fizeram a vitamina. ____________________________________________________

 

61. Substitua os pronomes pessoais empregados pelos que são exigidos entre parênteses. NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.

a) Eu empresto minhas coisas e não gosto de gente esquecida! (3ª pessoa do plural)

b) Ele sempre pensou que fizessem tudo perfeito. (1ª pessoa do singular)

c) Eu queria convidá-los a assistir àquela famosa peça. (1ª pessoa do plural)

d) Eles gostariam de dizer que não jogarão mais queima com vocês. (3ª pessoa do singular)

 

62. Substitua a expressão “a gente” pelo pronome nós e faça as alterações necessárias. NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.
a) Então a gente toma iniciativa, ama, luta e canta.
b) Tchau! A gente se vê de novo na quinta-feira.
c) Quando a gente pensa que vai acertar, dá tudo errado.
d) Menina, quando a gente terminar a prova vamos ficar quietinhas na classe.

 

63. Nas frases do exercício há repetições desnecessárias de alguns termos. Seu trabalho é usar os pronomes pessoais para a melhor forma de redigi-las. NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.
a) O tempo rói as pedras. O tempo destrói as pedras, como o vento.
b) O garoto ganhou um jogo de quebra-cabeças; por muito tempo, considerou o jogo de quebra-cabeças seu melhor passatempo.
c) Minhas amigas estão longe. Espero encontrar minhas amigas brevemente.
d) O camaleão é um bicho interessante. O camaleão muda de cor quando pressente ameaças, por temer as ameaças.
e) Separei minhas roupas e juntei minhas roupas numa sacola para doar minhas roupas aos meninos de rua.

 

64. Complete os espaços, empregando o pronome de tratamento adequado. COPIE OS ENUNCIADOS.

a) Usado para príncipes e princesas:_____________________________________

b) Usado para reis e rainhas:____________________________________________

c) Usado para altas autoridades:___________________________________________

d) Usado para o papa:________________________________________________

e) Usado no trato familiar, descontraído:_______________________________________

f) Usado no tratamento de respeito:______________________________________________

 

65. Classifique O, A, Os, As em pronome oblíquo ou artigo definido. Justifique. COPIE AS FRASES.

a) OS homens do mar são gratos aos peixes que OS alimentam.

b) Eu A encontrei no shopping e conheci O namorado dela.

c) AS pedras da estrada foram removidas.

d) Nós AS ajudamos nos exercícios.

 

PRONOMES POSSESSIVOS são palavras que trazem a ideia de posse, indicando a quem pertence alguma coisa.

Exercícios

66. Complete as frases com os pronomes possessivos:

a) Eu fiz.............. tarefa; você fez a ........... ?

b) Ele completou............ álbum de futebol; eu não completei o..............

c) Ele encontrou ........... livro; eu não achei o ...................

d) Ele arrumou .............. armário; você não arrumou o ....................

e) Nós organizamos................exposição; tu não organizaste a.........................

f) Fiz.....................deveres; você também fez os .............?

 

67. Reescreva as frases, trocando os pronomes  pelos que estão entre parênteses. Faça adaptações:

a) Nossa escola fez uma festa para nós. (1ª. p. sing.)

b) Eufiz meu trabalho. (2ª p. sing.)

c) Eles derrubaram suas coisas. (1ª p. pl.)

d) Vamos visitar nossos parentes no interior. (1ª p. sing.)

e) Procurou seu irmão e deu a ele seu recado. (3ª p. pl.)

 

68. Reescreva as frases, uniformizando o uso dos pronomes, quanto à pessoa e ao número das duas formas possíveis:

a. Eu te encontrei e você estava feliz.

Tu:

Você:

b. “Você é assim um sonho pra mim e quando eu não te vejo...”

Tu:

Você:

c. Nós se sentimos tristes e se encontramos para esquecer as mágoas.

Nós:

Eles:

d. Você já terminou tua tarefa?

Tu:

Você:

AMBIGUIDADE: duplo sentido das palavras. Dificulta a compreensão e deve ser evitada.

69. Explique a ambiguidade nas frases abaixo. Em seguida, reescreva-as, eliminando o duplo sentido:

a. A mãe de Artur entrou com seu carro na garagem.

b. Vi Aninha com seu namorado.

c. A professora deixou proibiu que o aluno usasse seu dicionário.

d. O pai pediu às filhas seus livros.

e. Carlos fez as pazes com Ana e seus sobrinhos.

 

70. Reescreva as frases em 3ª pessoa (como "a gente") e depois em 1ª do plural (como "nós"):

a. Nós saímos e a gente percebeu que estava descalço.

NÓS:

A GENTE:

b. Nós sempre íamos ao parque e como a gente gostava disso!

NÓS:

A GENTE:

 

71. Explique o uso indevido dos pronomes no exercício anterior.

 

72. Grife e classifique os pronomes abaixo. Copie todas as frases:

a) Nossa prima nos viu e ela adorou isso!

b) Tua calma me enche de paciência.

c) Eles não o acharam naquele parque.

d) Esta rua lhe traz suas lembranças de infância.

e) Você vai comigo ao cinema?

f) A senhora sempre implica conosco.

g) Para mim, a vida de meus amigos muito interessa!

h) Ela estava satisfeita consigo mesma.

i) Nós os vimos nesse tempo.

j) Eu quero minha paciência de volta!

 

73. PRONOMES DEMONSTRATIVOS: Complete com a forma adequada, levando em conta as informações sobre o ESPAÇO, o TEMPO e o TEXTO.

a * loja do outro lado da rua fechou.

b. De quem é * livro do seu lado?

c. * aliança não sai do meu dedo.

d. Solidão. * é o problema dela.

e. Foi mal na prova e * o preocupou por pouco tempo.

f. * no seu cabelo é gel?

g. No começo do século não havia facilidades e * tempo as pessoas pareciam mais felizes.

h. * ano, haverá eleições municipais. 

i. Sua dúvida é *: não saber se é amado.

j. * aqui é pudim?

 

74. Observe a tirinha abaixo. 

a. Transcreva os dois pronomes demonstrativos que aparecem.

b. Justifique o emprego correto ou incorreto do primeiro.

c. Justifique o emprego correto ou incorreto do segundo.

 

75. Assinale C (certo) ou E (errado), quanto ao emprego dos pronomes demonstrativos, conforme a língua padrão:

a. (      ) A gente está aqui nessa festa e reclama da vida!

b. (      ) Esse ano de 2016 parece não ter fim!

c. (      ) Essa sua tristeza contagia...

d. (      ) A chuva foi forte e isto o assustou.

e. (      ) Só isso o incomoda: solidão.

 

PRONOMES INDEFINIDOS 

  Leia a história abaixo para se lembrar deles.

 

  Era uma vez quatro indivíduos que se chamavam

  todos,  alguém cada um  e  ninguém.   

  Existia um importante trabalho a ser feito,

  e pediram a  todos  para fazê-lo.

  Todos tinham certeza de que alguém  o faria.

  Cada um poderia tê-lo feito, mas na realidade ninguém  o fez.

  Alguém se zangou, pois era trabalho de todos!

  Todos pensaram que cada um poderia tê-lo feito

  e ninguém duvidava de que alguém  o faria.

  No fim das contas, todos fizeram críticas a cada um,

  porque ninguém  tinha feito o que alguém poderia ter feito.

 

76. Relacione essa historinha a alguma ocorrência da vida atual, digna da mesma crítica.

 

77. Complete com os pronomes indefinidos adequados às frases:

a) Telefonaram tarde da noite. Deve ser ___________ com problemas.

b) Na vida _________ passa.

c) _________ problema lhe aconteceu?

d) _________ está em posição errada nesse quebra-cabeças.

e) A ____________ hora do dia, pode chamar.

f) Não fizeram ______________ do que pedi.

 

78. Substitua os pronomes indefinidos grifados por outros de sentido contrário:

a) Pedi pouca água, mas você colocou muita.

b) Na sala há poucas alunas.

c) Nada o abala.

d) Alguém me contou o fato.

 

79. Leia a tirinha abaixo para responder às questões sobre pronomes:

a) Transcreva todos os pronomes da tirinha e classifique-os.

b) Analise o emprego do pronome ISSO no segundo quadrinho: está correto? Justifique.

c) Explique o emprego do pronome indefinido que aparece no terceiro quadrinho.

 

VERBOS, MODO IMPERATIVO E FORMAS NOMINAIS

80. Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo: 
a) Fique (   ) mais um pouco, garota. 
b) Você quer (     ) que eu volte (     ) logo? 
c) Adoraria (     ) que todos ficassem (     ) felizes. 
d) Expliquem (     ) tudo, nós lhes pedimos. (      ) 
e) Quando ela viajar (     ) com ele, ficará (      ) muito feliz. 
f) Não sejam (      ) teimosos! 
 
81. IMPERATIVO AFIRMATIVO: Reescreva as frases, passando-as para a 3a pessoa do singular e para a 1a pessoa do plural:
a. Começa a estudar!
b. Levanta tua cabeça e segue em frente!

c. Insiste em continuares teus estudos!

d. Joga fora essas coisas antigas!

e. Aproveita teus bons momentos!

f. Reforma tua casa em poucos dias!

g. Doa tuas roupas velhas.

 

82. Reescreva as frases no imperativo negativo:

a. Reage imediatamente! 
b. Viajem agora! 
c. Volte logo!
d. Volta logo!
e. Diga a verdade!  
f. Dize a verdade!  
g. Liga o computador!
 
83. Reescreva a receita abaixo, conjugando os verbos na 3a. pessoa do singular, do Imperativo Afirmativo:
 
Modo de fazer:
 
__________ (bater) os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha. Depois ____________ (adicionar) a água quente e por último o fermento em pó. 
__________ (assar) em forno com temperatura média por 40 minutos, ___________  (desenformar) quente. 
 
Cobertura: 
_________ (colocar) todos os ingredientes em uma panela e __________ (levar) ao fogo até que levante fervura, ___________ (despejar) ainda quente em cima do bolo. 
 
84. Reescreva as orações a seguir, completando-as com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:

a. Ana vive _____ que estuda bastante (falar).
b. Se eles tivessem _______ a pesquisa, não tirariam nota baixa. (fazer) 
c. Estava _____ o possível para ir à reunião. (fazer)
d. Está tudo _______  para o sábado. (confirmar)
e. Está ______ o grande dia em que viajaremos. (chegar)
f. Tudo foi __________ para o sábado. (combinar)
g. Minha confiança estava ______! (perder)
h.  _____ lá, avise-me. (chegar)

PREPOSIÇÃO

85. Complete os espaços com a preposição adequada:
a. Adoro morango ________ creme.
b. Não sabia se precisaria _________ você.
c. O São Paulo jogará _______ o Guarani.
d. __________ o show, haverá um jantar.
e. __________ ontem, só chora!
f. Sou capaz de tudo _________ você.
g. O livro ________ a mesa manchou seu tampo.
h. Como o celular estava _________ a mesa, ninguém o viu.
i. Andou ______ pé até sua casa.
j. Pensei muito _____ você.
 
86. Complete com a combinação da preposição indicada:
a. ____________ (por + o) caminho, viu crianças transportadas ___________ (em + os) caminhões.
b. Entregou _________ (a + a) criança seu tablet.
c. Nem chegou a demonstrar seu carinho __________ (a + o) avô.
d. Sempre gostou _________ (de + as) noites de outono.
 

87. Indique a ideia apontada pela preposição:

LUGAR - MODO - INSTRUMENTO - MEIO - TEMPO - COMPANHIA - CAUSA - FINALIDADE 

a. Estudarei PARA tirar 10! ________________________

b. Sua mãe sempre acordava COM bom humor. __________________________

c. Não corte o pão COM essa faca: ela é perigosa. _________________________

d. COM você, nunca fico triste. _____________________

e. Foi DE ônibus À escola. __________________ / ________________________

f. NA semana passada, houve festas. ____________________

g. Choramos DE emoção, ao vê-la. __________________________

EXERCÍCIOS: NUMERAIS

88. Complete as frases com o numeral ordinal escrito por extenso:

a. Meu primo chegou em 84° lugar na maratona, no __________________________________________ lugar.

b. Este é o 467° aniversário da cidade, portanto é o ______________________________________________________.

c. Na 65° posição, _____________________________________, está a posição da educação do país.

d. Na 76° Festa da Uva, _____________________________________, a cidade ganhou uma praça.

 

89. Complete com o multiplicativo adequado:

a. Oitenta e um é o _________________________________ de nove.

b. Setenta e sete é o ____________________________________ de onze.

c. Trezentos e setenta e cinco é o ________________________ de cento e vinte e cinco.

d. Seiscentos e trinta e seis é o ______________________ de cento e seis.

 

90. Escrevam em algarismos romanos:

a) 18___________________________

b) 19 _____________________________

c) 57 _________________________________

d) 502 ________________________________

e) 459 _________________________________

 

91. Escreva por extenso:

15 - __________________________

16 - _____________________________

17 - _____________________________

218 - _____________________________

20° - __________________________

89° - _______________________________

36° - __________________________________

66° - ____________________________________

92. Grife classifique os advérbios e locuções adverbiais. COPIAR NO CADERNO PERGUNTA E RESPOSTA:

a) Eu senti que eles não iam me entender nunca.

b) Fiz tudo muito calmamente: devagar se vai mais longe.

c) As ilusões andam sempre na frente e as desilusões, atrás.

d) Teu irmão partiu ontem, meio triste. Talvez não o vejas tão cedo.

e) Ao meio-dia, sairemos para a praça.

 

93. (UFV-MG) Em todas as alternativas há dois advérbios, exceto em:  

a – Ele permaneceu muito calado.
b – Amanhã, não iremos ao cinema.
c – O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d – Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e – Ela falou calma e sabiamente.

 

94. Aquela vida de amargura a torturava. Na expressão destacada, há locução adjetiva ou adverbial? Justifique.

 

95. Sorriu com amargura para mim. Na expressão destacada, há locução adjetiva ou adverbial? Justifique.

 

96. Amplie as frases com os advérbios ou locuções adverbiais pedidos:

a. ......................... chegou a hora da viagem. (tempo)

b. Ela  ...........................chorava. (negação)

c. Eu  .....................................................a conhecia. (afirmação)

d. Houve um momento ...................................engraçado. (intensidade)

e. Estou .....................................orgulhoso de você. (intensidade)

f. .........................eles esperem você.(dúvida)

g. A sala dele ficava ....................................da minha.  (lugar)

h. Lutei .....................................para conseguir o que tenho. (intensidade)

i. Recebeu-nos................................................. (modo)

j. Ouviam-se os sinos .......................................... (lugar)

k. Isso não fica  ........................... para um rapaz de sua idade. (modo)

97 - REVISÃO VERBAL - GABARITO DE TABELA DE VERBOS

VERBOS PENSAR, PERDER, SENTIR

MODO INDICATIVO
 
PRESENTE
eu penso, tu pensas, ele pensa, nós pensamos, vós pensais, eles pensam
eu perco, tu perdes, ele perde, nós perdemos, vós perdeis, eles perdem
eu sinto, tu sentes, ele sente, nós sentimos, vós sentis, eles sentem
 
PRETÉRITO PERFEITO
eu pensei, tu pensaste, ele pensou, nós pensamos, vós pensastes, eles pensaram
eu perdi, tu perdeste, ele perdeu, nós perdemos, vós perdestes, eles perderam
eu senti, tu sentiste, ele sentiu, nós sentimos, vós sentistes, eles sentiram
 
PRETÉRITO IMPERFEITO
eu pensava, tu pensavas, ele pensava, nós pensávamos, vós pensáveis, eles pensavam
eu perdia, tu perdias, ele perdia nós perdíamos, vós perdíeis, eles perdiam
eu sentia, tu sentias, ele sentia, nós sentíamos, vós sentíeis, eles sentiam
 
PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO
eu pensara, tu pensaras, ele pensara, nós pensáramos, vós pensáreis, eles pensaram
eu perdera, tu perderas, ele perdera, nós perdêramos, vós perdêreis, eles perderam
eu sentira, tu sentiras, ele sentira, nós sentíramos, vós sentíreis, eles sentiram
 
FUTURO DO PRESENTE
eu pensarei, tu pensarás, ele pensará, nós pensaremos, vós pensareis, eles pensarão
eu perderei, tu perderás, ele perderá, nós perderemos, vós perdereis, eles perderão
eu sentirei, tu sentirás, ele sentirá, nós sentiremos, vós sentireis, eles sentirão
 
FUTURO DO PRETÉRITO
eu pensaria, tu pensarias, ele pensaria, nós pensaríamos, vós pensaríeis, eles pensariam
eu perderia, tu perderias, ele perderia, nós perderíamos, vós perderíeis, eles perderiam
eu sentiria, tu sentirias, ele sentiria, nós sentiríamos, vós sentiríeis, eles sentiriam
 
MODO SUBJUNTIVO
 
PRESENTE (QUE)
eu pense, tu penses, ele pense, nós pensemos, vós penseis, eles pensem
eu perca, tu percas, ele perca, nós percamos, vós percais, eles percam
eu sinta, tu sintas, ele sinta, nós sintamos, vós sintais, eles sintam
 
PRETÉRITO IMPERFEITO (SE)
eu pensasse, tu pensasses, ele pensasse, nós pensássemos, vós pensásseis, eles pensassem
eu perdesse, tu perdesses, ele perdesse, nós perdêssemos, vós perdêsseis, eles perdessem
eu sentisse, tu sentisses, ele sentisse, nós sentíssemos, vós sentísseis, eles sentissem
 
FUTURO (QUANDO)
eu pensar, tu pensares, ele pensar, nós pensarmos, vós pensardes, eles pensarem
eu perder, tu perderes, ele perder, nós perdermos, vós perderdes, eles perderem
eu sentir, tu sentires, ele sentir, nós sentirmos, vós sentirdes, eles sentirem
 
MODO IMPERATIVO AFIRMATIVO
pensa tu, pense você, pensemos nós, pensai vós, pensem vocês
perde tu, perca você, percamos nós, perdei vós, percam vocês
sente tu, sinta você, sintamos nós, senti vós, sintam vocês
 
MODO IMPERATIVO NEGATIVO
não sintas tu, não sinta você, não sintamos nós, não sintais vós, não sintam vocês
não percas tu, não perca, não percamos nós, não percais vós, não percam vocês
não sintas tu, não sinta você, não sintamos nós, não sintais vós, não sintam vocês
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA 11: Sequência de narrativa de aventura

Um dia, numa ferraria que ficava em Verona, na Itália, Antonella estava fazendo metais quando viu que, junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um papel. Quando abriu, viu que era um mapa, então disse:

*******************************************************************************************

Em terra firme, dividiram as riquezas e Antonella e o seu pai realizaram o seu sonho, fazer uma enorme ferraria. Além disso, ela trabalhou, fez sua própria casa, se casou e teve dois filhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 6. REESCREVA AS PALAVRAS EM SEU CADERNO e coloque ao lado a regra de acentuação em que se encaixem, se for o caso.

a) Para-

b) eter-

c) magoas-

d) gratis-

e) portão-

f) orgão-

g) Atlantico-

h) rubrica-

i) textil-

j) homem-

k) fanatico-

l) Bras-

m) imã-

n) historia-

o) sabado-

p) consequencia-

 

TESTES – COPIE EM SEU CADERNO OS EXERCÍCIOS ABAIXO E ASSINALE UMA ALTERNATIVA. ATENÇÃO AO COPIAR!

7. Assinale o item a seguir em que as duas palavras NÃO são acentuadas em razão da mesma regra:

a) público – fábula

b) é – trás

 

c) próprios – responsáveis

d) ausência – critérios

e) nível – própria

     

8. (FGV-SP) – Assinale a alternativa em que a palavra deveria ter recebido acento gráfico.

a) Paiçandu                                      

b) taxi

c) gratuito                                          

d) rubrica

 

e) entorno

 

9. (UFMA) – Assinale a opção em que uma das palavras necessita de acento gráfico.

a) caju, raiz, miolo

b) nuvem, canjica, mesa

c) atraiu, campainha, fogo

d) moeda, jovem, casulo

e) reporter, terno, afeto

 

 

10. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:

a) há - até - atrás
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
d) ordinário - apólogo - insuportável
e) mágoa - ícone - número