Uma nova etapa se inicia em seus estudos. Espero que, por meio do ato de se debruçar sobre as leituras, possam viajar pelas palavras e descobrir o que está nelas, por trás delas, além delas...

 

 

PLANO DE ESTUDOS

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano: 7º

1º TRIMESTRE- 2016

Professora Zaine

Nome:

 

 

           Caros alunos,

Sejam bem-vindos ao 7° ano!!! Depois da entrada no Fundamental II, em que vocês encontraram um mundo novo, cheio de desafios e descobertas, chegou a hora de aprofundarmos algumas questões já trabalhadas e aprendermos diferentes conteúdos para a conquista desta etapa. Gostaria que vocês se sentissem como atletas que se preparam para uma Olimpíada. Esses ginastas se concentram para a busca de um objetivo definido para aquele dia de treino: dormem o suficiente para recarregar as energias, fazem uma refeição balanceada, não deixam de ter o seu lazer, mas levam muito a sério e com disciplina as atividades que vão permitir o seu crescimento, buscando atingir as marcas mais altas de sua modalidade. Com vocês não é diferente!!!

Vamos aos conteúdos:

- Os principais gêneros que estudaremos neste trimestre são contos, mitos e lendas e artigos de divulgação científica. Em conto, nosso objetivo será o conhecimento das caraterísticas desse tipo de texto, principalmente o entendimento de enredo e clímax, além da identificação do foco narrativo e a produção desse tipo de texto. Em relação aos mitos e lendas, vamos observar a ideia de tempo e espaço nas narrativas e a importância da representação simbólica da realidade. Por último, iremos verificar como se organizam as informações do meio científico, suas características e finalidades.

- Em Gramática, faremos uma revisão sobre verbos, classes gramaticais e regras de acentuação. O tópico novo é o estudo dos pronomes (palavras e locuções importantes para a compreensão e produção mais eficazes de um texto).

- Os paradidáticos são especiais! Primeiro, leremos A droga da obediência, de Pedro Bandeira. No livro, cinco adolescentes, que formam o grupo dos "Karas", enfrentam seu primeiro grande caso: alunos de colégios de São Paulo vêm desaparecendo misteriosamente, até que uma vítima é um aluno do próprio colégio Elite, onde estudam. A segunda obra é Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles. Aqui uma pequena aldeia atravessada por um rio cristalino e rodeada por um bosque frondoso tem uma particularidade insólita: não há nela um único animal, nem mesmo insetos de qualquer espécie perturbam a monotonia da vida dos aldeões.

Mas dois garotos, Mati e sua amiga Maia, não se conformam com os rodeios e as histórias mal contadas dos adultos e resolvem investigar por conta própria, desafiando a proibição de entrar no bosque, onde reina o temível Nehi, o demônio das montanhas.

 

 

Em relação ao cálculo de notas, temos:

 

AV1= PARCIAL

10,0 (PESO 3)

AV2= AV. TRIMESTRAL

10,0 (PESO 4)

AV3= ATIVIDADES PARCIAIS

10,0 (PESO 3)

 

 

Atenção: Para a obtenção do resultado de atividades parciais, vocês deverão primeiramente ter todas as notas da tabela abaixo e dividir o total por 3.

 

ATIVIDADES PARCIAIS

 

Produções de texto

Leituras de paradidáticos

Avaliações de gramática

10,0

10,0

10,0

 

 

Espero que tenhamos um ótimo trimestre e saibam que podem contar comigo para ajudá-los nesse caminho!

Professora Zaine

 

 

 

 

            21 COMBINADOS – 2015

 

 

1.   Trazer material completo sempre: LD, caderno e bloco pautado. Se solicitados, portfólio e paradidático.

2.   Organizar o caderno: sumário, títulos e datas a caneta, respostas a lápis, planos de estudos colados.

3.   Elaborar respostas de forma completa: não iniciá-las com QUE ou É QUE; utilizar pelo menos um verbo; observar o sentido.

4.   Assinar provas abaixo da média.

5.   Ler atentamente os enunciados antes de apontar dúvidas.

6.   Respeitar a grafia: empregar maiúsculas e minúsculas devidamente; observar acentuação, ortografia, pontuação e letra legível.

7.   Levantar a mão para perguntar. Esperar a vez!

8.   Ouvir e respeitar a resposta do colega.

9.    Prestar atenção para não responder igual ao que o colega já falou.

10. Respeitar os espaços coletivo e individual: material em ordem!

11. Colocar lixo no lixo!

12.  Não circular no corredor entre aulas.

13.  Solicitar ida ao banheiro ou ao bebedouro só em extrema necessidade!

14.  Não buscar material no armário durante ou entre as aulas.

15. Não comer em sala!

16. Circular pelos corredores em silêncio!

17. Cuidar da linguagem: na sala de aula, educação é indispensável.

18. Respeitar os colegas, professores e funcionários da escola!

19. Expor dúvidas.

20. Celular: nem pensar!

21. Anotar tarefas na agenda. Atenção!