SUJEITO

1. Indetermine o sujeito das orações, empregando os verbos na 3a. pessoa do plural. Siga o modelo (copie pergunta e resposta):

FAÇO A MÁQUINA DO TEMPO.

FIZERAM A MÁQUINA DO TEMPO.

a. Ele elogiou você.

b. O menino derrubou o vaso.

c. Atirei coisas velhas no lixo.

d. Ana falou mentiras sobre você.

e. O aluno devolveu a tarefa do amigo.

 

2. Indetermine o sujeito das orações, empregando os verbos na 3a. pessoa do singular + o pronome SE. Siga o modelo (copie pergunta e resposta):

EU PRECISO DE SECRETÁRIA COM EXPERIÊNCIA.

PRECISA-SE DE SECRETÁRIA COM EXPERIÊNCIA.

a. As crianças comem bem nas férias.

b. Os alunos lutaram por boas notas.

c. Os oradores falam com desenvoltura.

d. O Brasil necessita de bons técnicos.

e. Os torcedores assistem a bons jogos aos domingos.

 

3. As orações a seguir não possuem sujeito. Complete-as com uma das formas dos verbos indicados, conforme a norma culta (copiar a frase com a resposta):

a. ____________ três anos que me matriculei nesta escola. (fez/fizeram)

b. __________ meses que não viajo. (faz/fazem)

c. __________ horas que esperava pelo médico. (fazia/faziam)

d. __________ muitos cartões amarelos durante o jogo. (houve/houveram)

e. ___________ casos piores do que o seu. (havia/haviam)

f. __________ muitos alunos na sala. (havia/haviam)

 

4. Separe e classifique o sujeito e o predicado. Circule os núcleos e classifique verbos e complementos. COPIE AS FRASES NO CADERNO.

a) Naquela hora, tocou o sino.

b) São cada vez mais frequentes as denúncias de abuso de autoridade.

c) Alguém acredita em dias mais felizes.

d) Haverá pessoas interessadas no projeto?

e) Vive-se melhor fora das cidades grandes.

f) Procuraram você ontem à noite.

TESTES - APENAS INDIQUE NO CADERNO A ALTERNATIVA ESCOLHIDA.

 

5. (Santa Casa) Observe as orações seguintes:

I. Dizem por aí tantas coisas...

II. Nesta Faculdade, acolhem muito bem os alunos.

III. Obedece-se aos mestres.

O sujeito está indeterminado:

a. somente na I.

b. na II somente.

c. na III somente.

d. em duas delas somente.

e. nas três orações.

 

6. (PUC/Campinas) “Nesse momento começaram a feri-lo nas mãos, a pau.” Nessa frase o sujeito do verbo é:

a.  nas mãos.

b.  indeterminado.

c. eles (determinado).

d. inexistente ou eles: dependendo do contexto.

e. n.d.a. (nenhuma das anteriores).

 

7.  Identifique e classifique o sujeito das orações.

a) Faltam dois meses para acabar o semestre.

b) Restam duas pessoas para se apresentar.

c) Ficaram provadas, vez por todas, as tentativas de sequestro por parte dos bandidos. 

d) Beijo-vos as mãos.

e) Bastam apenas dois contatos.

f) Faltam mais imagens e mais exemplos no texto.

g) Foram revelados, na manhã de ontem, os nomes que irão compor a presidência da empresa.

h) Passamos então nós dois, privilegiadas criaturas, a regalar- nos com a mesa.

i) A imensidão branca destas praias causa admiração nos turistas.

j) Não digo nada de minha tia materna, Dona Emereciana.

k) A casa, o quintal e a varanda eram grandes.

l) Ainda não inventaram a máquina do tempo.

m) Vive-se muito bem neste lugar.

n) Logo haverá uma cura para o câncer.

o) Era inverno e a casa estava gelada.

p) No momento, doem-me muito os dentes.

q) Para alguns ainda havia esperança.

r) Lentamente chegava a noite.

s) Nada se fazia de proveitoso.

t) Na mocidade, muitas coisas lhe haviam acontecido.

u) Há somente um candidato ao novo cargo, doutor?

v) Viam-se eleitores indecisos durante a pesquisa.

x) Um poeta sofre quando declamam os seus versos.

z) Já faz anos que a loja fechou.

PREDICADO

 

7. Identifique e classifique o predicado. Copie as frases no caderno. Circule os núcleos.

a. O espetáculo foi emocionante.

b. Chove bastante na minha região.

c. José chegou cansado.

d. O professor já corrigiu as provas.

e. Prenderam o ladrão.

f. Monica é muito simpática.

g. Vive-se bem no campo.

h. Todos compareceram atrasados à reunião.

i. Perdi minha caneta azul.

j. Você acha minha caneta feia?

k. Os excursionistas chegaram cansados.

l. Bateram à porta.

m. Estava irritado com as brincadeiras.

n. Come-se com fartura em sua casa.

o. Foi muito difícil a última questão.

p. Cresceram  aquelas árvores.

r. O ônibus saiu atrasado.

s. Chegaram os filhos da vizinha.

t. Todos ficaram quietos.

u. Magda abriu o pacote, surpresa.

v. O filme é impróprio a menores de 18 anos.

w. A taxa de mortalidade infantil está elevada.

x. A chuva caía fina.

y. Ele criou um bom enredo para a história.

z. O cão uivava triste ao luar.

 

8. O professor entrou apressado. Os grifos indicam:
a) predicado nominal.
b) predicado verbo-nominal.
c) predicado verbal.
d) objeto direto.
e) objeto indireto.
 
9. Analise as orações e assinale a alternativa correta:
I. Paulo está adoentado.
II. Paulo está no hospital.
 
a) O predicado é verbal em I e II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
 
10. Classifique o predicado das orações, usando o seguinte código:
 
PV - predicado verbal
PN - predicado nominal
PVN - predicado verbo-nominal
 
a. (            ) Ele está feliz.
 
b. (            ) Ele está aqui.
 
c. (            ) O sol surgiu no horizonte.
 
d. (            ) O sol surgiu radiante no horizonte.

 

O VERBO  NA ANÁLISE SINTÁTICA

11. Classifique os verbos grifados em VTD, VTI, VI ou VL. Copie todas as frases no caderno.

 

a.    (       ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.

b.    (        ) Eles não produziam lixo.

c.    (       ) Esses homens precisam de máscaras.

d.    (       ) As margens do rio estavam sujas.

e.    (       ) Gostamos de professor de matemática.

f.     (       ) A gurizada brincava ao léu, empinando papagaio.

g.     (       ) Acredito em sua palavra.

h.    (       ) O lixo sempre traz epidemias.

i.      (       ) Os índios cuidavam do seu rio.

j.      (       ) As árvores e as plantas cresceram.

k.    (       ) Os homens procuravam alimentos.

l.      (       ) Meus amigos gostam muito de peixe.

m.  (       ) Apareceram , um dia, os meus livros.

n.    (       ) O hipocondríaco morreu, mas ninguém acreditou.

o.    (       ) De lá você enxergará o horizonte.

p.    (       ) Quem não tem boca também vai a Roma, mas não conversa com ninguém.

q.     (       ) Aqui todos são alegres e saudáveis.

r.     (       )  O doce está aqui em cima.

s.    (       ) Os animais procuravam pousada.

t.     (       ) O marquês desobedece às ordens do rei.

u.     (       ) Em pouco tempo a semente germinou.

v.    (       ) Todos roncavam, menos o enfermo.

w.   (       ) Maria galgou as escadas.

x.    (       ) É preciso crer em alguma coisa.

y.    (       ) Disse algumas palavras.

z.    (       ) A aluna permanece na sala.

 

12. Copie as frases e identifique A como preposição ou artigo:

a. Vai a algum lugar? ______________________________

b. A rua de cima foi asfaltada. ____________________________

c. Entregaram a João uma carta. ______________________________

d. Começamos a correr, por causa da chuva. ____________________________

e. Assim que a tempestade começou, todos correram._________________________

 

13. Classifique o termo grifado em sujeito ou objeto direto. Copie as frases:

a. Ocorreram fatos estranhos por aqui. __________________________________________

b. Encontrei minhas amigas no teatro. __________________________________________

c. Haverá apresentações amanhã? ________________________________________

d. Aconteceu algo inusitado no trabalho. ___________________________________

e. O sabiá alcançou os ares da liberdade. ___________________________________

 

ANÁLISE SINTÁTICA

 

1. Identifique e classifique o sujeito e o predicado das orações abaixo.

a) Os alunos eram disciplinados.

b) Estávamos felizes.

c) Encontrei minhas amigas felizes e satisfeitas.

d) Fomos à praça minha mãe e eu.

e) As pessoas andam desligadas do mundo.

f) Ontem anoiteceu rapidamente.

g) Quebraram a janela de casa com uma pedra.

h) O cão uivava triste ao luar.

i) O carro amarelo do João enguiçou no meio da estrada.

j) Paramos, exaustos com a caminhada.

k) Temos vagas disponíveis.

l) Há vagas disponíveis.

m) Existem vagas disponíveis.

n) Compareceram todos atrasados à reunião.

o) Alguém está atrasado! 

p) Brigaram por causa do Severino. 

q) Diante de mim, amanheceu um belo dia.  

r) Anoiteceu rápido na cidade de Pato Branco.

s) Isso faz muito tempo.

t) A despedida deixava a mãe aflita.

 

2.  Classifique os verbos das orações abaixo quanto à transitividade. Identifique e classifique os complementos verbais.

a) Observamos com atenção o pôr do sol. 

b) Uma flor nasceu na calçada da cidade.

c) Os jornais noticiaram o conflito.

d)    Não confie em pessoas desconhecidas.

e)    Um pássaro apareceu na janela.

f)     Sempre discordei de suas opiniões. 

g)    Seu olhar inspirou poesias.

h) Sem dúvida, este jovem gosta de música.

i) Eles encontraram o documento. 

j) O agrotóxico prejudica o meio ambiente.

k) Carlos deseja felicidade a Renata

l) Conquistei-a após anos de luta.

m) Ele os ensinou a fazer pipas.

n) Entregou o comparsa ao delegado.

 

3. Identifique e classifique o predicativo das orações abaixo.

a)    A bandeira é o símbolo da pátria.

b)    Raros são os verdadeiros líderes.

c)    O trem chegou atrasado.

d)    Eles devem ser irmãos.

e)    Meu tio anda sempre doente.

f)     Estavam roxos os olhos da criança.

g)    O dono da loja nomeou a funcionária gerente.

h)   O povo elegeu-o deputado.

i)     O gato de porcelana virou um monte de caco.

j)      A vida é um eterno recomeçar.

k)    Marta entrou séria.

l)     O soldado foi julgado incapaz.

m)  Marciano marchava tenso.

n)   Os indicadores da pesquisa não são animadores.

o)    São horríveis essas coisas.

p)    O atleta virou herói nacional.

q)    Quem são esses homens?

r)     Consideram irrisório o salário.

s)    Os policiais pediam calma absoluta.

 

4. Analise sintaticamente as orações abaixo, classificando o sujeito, o predicado, o complemento verbal e a transitividade do verbo.

a)    Os alunos ficaram confiantes na prova.

b)    A garoa foi forte.

c)    Derrubaram uma árvore florida em frente de casa.

d)    Você anda desanimada!

e)    Estávamos esperançosos com o ano novo.

f)     A chuva atrapalhou nossos planos para o natal.

g)    Sua risada parece uma música!

h)    Descobriram a cura o cientista e seu filho.

i)      Depois do acontecido, as crianças permaneceram sentadas.

j)      Livros de aventura são sempre empolgantes!

k)    A leitura das imagens antecipa o estudo do texto.

l)      Haverá aula amanhã?

m)  Ocorreram fatos desagradáveis durante a viagem.

n)    Houve fatos desagradáveis durante a viagem.

o)    Mandaram arrancar a grama das guias.

p)    Garoou muito.

 

Atenção: a ficha 3 será postada e não impressa.

FICHA 3: PRÁTICA DE ESCRITA

 

14. Coesão: Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

 

a)    O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

 

b)    Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar. 

 

c)    Não simpatizava com algumas pessoas ali presentes. Compareceu à festa.

 

d)    O garoto é um excelente aluno. É muito educado e gentil.

 

e)    Não obteve êxito em sua apresentação. O trabalho precisou ser refeito.

 

f)     Esforçou-se bastante. Não obteve sucesso no exame avaliativo.

 

15.    Inverta a posição dos segmentos contidos e use o conectivo apropriado:

a. O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

 

16.    Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta. 

a.    Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.

 

b.    As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.

 

c.     Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores. 

 

REVISÃO SINTÁTICA NA FRASE

 

18. Analise sintaticamente as frases abaixo. Copie as frases no caderno.

a. Já fizeram a lição?

b. Pai e mãe confiaram na proposta da escola.

c. Necessita-se de empregada experiente.

d. O governo daquele importante país precisa de dinheiro.

e. Ainda têm disposição os alunos de Educação Física.

f. Parece um cometa o pequeno guri.

g. Durante a madrugada de hoje, a neve caiu intensa naquele país do hemisfério norte.

h. Desesperada, a idosa pediu socorro.

i. Não fiquemos intranquilos.

j. Não fiquemos aqui!
 

19. Classifique os verbos quanto à transitividade e grife seus complementos:

a) Ofereci carona aos viajantes.

b) O governo dos EUA demitiu o político corrupto.

c) O país confiou na evolução e obteve êxito.

d) Não entregue suas esperanças tão facilmente!

e) Optamos pela serra como caminho de viagem.

f) Você já devolveu o lápis ao professor?

g) Entreguei o passaporte ao funcionário da companhia.

h) Vendi meu carrinho de ferro.

 

20. Reescreva os trechos abaixo, substituindo os termos grifados pelo pronome oblíquo correspondente. Classifique-os em OD/OI:

a) Encontrei o cão.

b) Recomendei a meu pai que viesse cedo.

c) Não envolva seus amigos na história.

d) Abaixem as bandeiras!

e) Vou fazer um bolo de chocolate.

f) Cedi meu casaco à garota friorenta.

 

21. Grife os predicativos do objeto, se houver:

a) Encontrei um cão abandonado na esquina.

b) O júri julgou o réu inocente.

c) Achei Joana muito magra.

d) Comprei um fusca azul.

e) Os EUA desarmaram o país inimigo.

f) O diretor nomeou João gerente do setor.

g) O pedestres chamaram-no de ladrão.

 

 

22. Faça a análise sintática das orações abaixo:

a) Achei a prova de gramática fácil.

b) No capotamento, o motorista saiu ileso.

c) Abrimos as cortinas no palco do teatro.

d) A plateia assistia ao filme concentradíssima.

e) A chuva causou sérios danos à lavoura.

f) Já saiu de casa?

g) Esperamos, contentes, a chegada de nosso irmão.

h) Chamaram-lhe falsário.

 

ESTUDO DE POEMA

 

 

Soneto do amigo

Vinicius de Moraes

Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado 
Com olhos que contêm o olhar antigo 
Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano 
Sabendo se mover e comover 
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

 

23. QUESTÕES:

A) QUANTAS ESTROFES HÁ NO POEMA?

B) QUANTOS VERSOS CADA ESTROFE POSSUI?

C) COMO SE CHAMAM POEMAS COM ESSA ESTRUTURA?

D) EXPLIQUE A PRIMEIRA ESTROFE.

E) EXPLIQUE A SEGUNDA ESTROFE.

F) EXPLIQUE A TERCEIRA ESTROFE.

G) EM “E o espelho de minha alma multiplica...”, HÁ COMPARAÇÃO OU METÁFORA? EXPLIQUE-A.

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

 

24. IDENTIFIQUE A FIGURA DE LINGUAGEM PRESENTE NO TRECHO ABAIXO:

1.    Minha boca é um túmulo!

2.    O céu está mostrando sua face mais bela.

3.    O meu coração está igual a um céu cinzento.

4.    A manga da camisa rasgou.

5.    Li Jô Soares dezenas de vezes.

6.    Conseguiu o que tinha com o suor do seu trabalho.

7.    Ele foi repousar no céu, junto ao Pai.

8.    Se você gritar mais alto, eu agradeço.

9.    O corpo é grande e a alma é pequena.

10.  Na reunião, o funcionário afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.

11.  O prefeito ficou rico por meios ilícitos.
12.  Fernando faltou com a verdade.

13.  Faria isso milhões de vezes, se fosse preciso.

14.  O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.

15. Três pratos de trigo para três tigres tristes. 

16. "Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral."

17. Minha paixão é ler Castro Alves

18. Só tomava Coca-Cola.

19. “Ninguém coça as costas da cadeira”.

20. Aquele garoto é um anjo, vive arrumando confusões e se metendo em encrencas.

21. Derramou um rio de lágrimas.

22. Pão para quem tem fome.

23. O ódio não leva a nada, devemos buscar o amor.

24. Acho que não fui feliz no vestibular.

25. A lua era testemunha da minha dor.

 

VOZES VERBAIS

25. IDENTIFIQUE SE HÁ VOZ ATIVA, REFLEXIVA, PASSIVA ANALÍTICA OU SINTÉTICA:

a. A queda das bolsas foi esperada pelos investidores.
b. Ela se olhava demoradamente no espelho.
c. O assaltante escondia-se atrás da árvore.
d. Os alunos resolviam as questões com muita facilidade.
e. Uma bala perdida atingiu a parede da faculdade.
f. A bailarina pintava-se entre um e outro espetáculo.
g. As gavetas foram reviradas pelos ladrões.
h. Fizemos a tarefa em tempo recorde!
i. Já não se fazem filmes como antigamente.
j. Essas piadas já foram contadas antes.

k. Alugam-se apartamentos na praia.

l. O bolo foi feito por mim.

 

26. Em cada uma das frases abaixo, identifique a voz em que se encontra o verbo e classifique o sujeito em agente, paciente ou agente e paciente.

a) Só escrevi alguma coisa sobre o tema uma década mais tarde.

b) Nessa época, a violência contra as minorias foi praticada pelos nazistas.

c) Um participante da festa cortou-se com caco de vidro.

d) A festa seria promovida pela prefeitura.

e) Não se ensaboe por tanto tempo!

 

27. Passe estas orações para a voz passiva:

a) Nós encontramos um cão abandonado.

b) O governo fechou a boate ontem.

c) Os domadores enfrentaram os leões esfomeados.

d) Fiz um musse de chocolate com cerejas.

e) A cidade enfeitará as ruas para a festa.

f) Jamais Maria limpara o quarto com tanta vontade!

 

28. Passe estas orações para a voz passiva, conforme o exemplo.

 

Inauguraram o pet shop. (voz ativa)               O pet shop foi inaugurado. (voz passiva)

 

a) Fecharam a loja.

b) Interditaram a rua.

c) Prepararam uma festa para os campeões.

d) Vão asfaltar essa avenida.

e) Vão construir um posto de saúde naquele bairro.

f) Entregarão hoje à tarde os livros que comprei pela internet.

 

29. Passe as orações para a voz ativa:

a) Ela foi convidada para a festa pela amiga.

b) Uma borboleta amarela foi encontrada pela menininha.

c) Vários doces serão comprados para a festa.

d) As balas de goma eram divididas pelas professoras.

e) Meu pai acha sempre dinheiro na rua.

 

CRASE - TESTES

 

30.  (FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:

“Maria pediu ......psicóloga que .....ajudasse.....resolver o problema que.....muito.....afligia.”

a) pronome pessoal feminino (a)

b) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)

c) artigo feminino (a)

d) preposição (a)

e) verbo haver indicando tempo (há)

 

31. (ESAN) Das frases abaixo, apenas uma está correta, quanto à crase. Assinale-a:

a) Devemos aliar a teoria à prática.

b) Ele parecia entregue à tristes cogitações.

c) Daqui à duas semanas ele estará de volta.

d) Puseram-se à discutir em voz alta.

e) Dia à dia, a empresa foi crescendo.

 

32.  Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?

I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego)

II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado)

III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___ pirata, a "Gazeta" entrou a difamar-me. (G. Ramos)

IV. Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer _____. (Millôr Fernandes)

a) àquele, àquela, aquele, aquilo

b) àquele, àquela, àquele, aquilo

c) àquele, aquela, aquele, aquilo

d) aquele, àquela, aquele, aquilo

e) àquele, àquela, aquele, àquilo

 

33.  (ABC - MED.) A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:

a) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura

b) Tais informações são iguais às que recebi ontem

c) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão

d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez

e) Perdi uma caneta semelhante à sua.

 

34.  Assinale a alternativa em que o uso da crase é obrigatório:

a) Todos, às vezes, precisam ficar bêbados, e por isso bebem. (R. Braga)

b) (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas à nossa bem amada. (J. Amado)

c) Um rapazito de paletó entrou na rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita. (Aluísio Azevedo)

d) Mas o peru se adiantava até à beira da mata. (G. Rosa)

 

35.  (CESCEM) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.

a) à / à / à

b) à / a / a

c) a / à / à

d) à / à / a

 

36. (ABC - MED.) Nas alternativas que seguem, há três frases, que podem estar corretas ou não. Leia-as atentamente e marque a resposta certa:

I. O seu egoísmo só era comparável à sua feiúra.

II. Não pôde entregar-se às suas ilusões.

III. Quem se vir em apuros, deve recorrer à justiça.

a) Apenas as frases II e III estão corretas.

b) Apenas as frases I e II estão corretas.

c) Apenas a frase I está correta.

d) Apenas a frase II está correta.

e) As três frases estão corretas.

 

37.  (FASP) Assinale a alternativa com erro de crase:

a) Refiro-me à Roma antiga, na qual viveu César.

b) Já não agrada ir à Brasília. A gasolina...

c) Você já esteve em Roma? Eu irei a Roma logo.

d) nenhuma das alternativas está errada.

e) Fui à Lisboa de meus avós, pois gosto da Lisboa de meus avós.

 

38. (IBGE) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber acento grave indicativo de crase:

a. Fui a Lisboa receber o prêmio. / Paulo começou a falar em voz alta.

b. Pedimos silêncio a todos. Pouco a pouco, a praça central se esvaziava.

c. Esta música foi dedicada a ele. / Os romeiros chegaram a Bahia.

d. Bateram a porta fui atender. / O carro entrou a direita da rua.

e. Todos a aplaudiram. / Escreve a redação a tinta.

 

39. (UF-RS) Disse ..... ela que não insistisse em amar ..... quem não ..... queria.

a) a - a - a

b) à - à - à

c) a - a - à

d) a - à - à

e) à - a - a

 

40. (UF-RS) Quanto ..... suas exigências, recuso-me ..... levá-las ..... sério.

a) às - à - a

b) à - a - à

c) a - a - a

d) as - a - a

e) as - à - à

 

41. (UC-BA) Afeito ..... solidão, esquivava-se ..... comparecer .....comemorações sociais.

a) à - a - a

b) a - à - a

c) à - à - a

d) a - a - à

e) à - a – à

 

42. (BB) Há crase:

a) Responda a todas as perguntas.

b) Avise a moça que chegou a encomenda.

c) Volte sempre a esta casa.

d) Dirija-se a qualquer caixa.

e) Entregue o pedido a alguém na portaria.

 

43. (CARLOS CHAGAS-BA) A casa fica ..... direita de quem sobe a rua, ..... duas quadras da avenida do Cortorno.

a) à - há

b) à - a

c) a - à

d) à - à

e) a - há

 

PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES COORDENADAS

44. Separe e classifique as orações coordenadas abaixo:

a) Choveu, entretanto as ruas não se alagaram.

b) O pintor decorou as paredes, todavia sujou o assoalho com tinta.

c) Saiu muito cedo de casa, portanto não pegou trânsito.

d) Limpou os quadros, aspirou os sofás, borrifou bom ar e a casa ficou perfeita.

e) Comerei um hambúrguer ou pedirei uma pizza?

f) Ora brincava com o gato, ora ouvia música.

g) Não fechou as cortinas nem recolheu as roupas e o temporal fez um estrago ali.

h) Dedicou-se, mas não alcançou seus desejos.

i) Calçou os sapatos, porém esqueceu as meias, logo ficou desconfortável.

j) Diga a verdade ou vá embora.

k) Estude, que amanhã haverá prova.

l) Sonhava com bom futuro, todavia não estudara.

m) O vento derrubou a árvore, pois estava podre.

n) Não respondeu nem me olhou, todavia chorou muito ontem.

 

45. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.

a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.

 

46. Una as duas orações em um período, por meio da conjunção coordenativa coerente:

a)      O mendigo trouxe a carteira. / O mendigo pediu uma recompensa.

b)      O operário ficou na fábrica após o trabalho. / O operário não recebeu horas extras.

c)       João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.

d)      O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.

e)      A Seleção Brasileira era a melhor do mundo. / A Seleção Brasileira não ganhou a Copa.

f)       John não era brasileiro. / John não poderia se candidatar à presidência.

g)      A empresa decidiu fechar a usina. / A empresa decidiu pedir adiamento da dívida.

h)      Caíram as barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.

i)        Eu não saí no fim de semana. / Choveu no fim de semana.

j)      Este é um país rico. / A maior parte de seu povo é muito pobre.

k)        Você se preparou dedicadamente. / Será bem-sucedido.

l)    É um velho político corrupto. / Não se deve reelegê-lo.

m)      Fique descansado. / Eu tomarei as providências necessárias.

n)      Choveu durante a noite. / As ruas estão molhadas.

o)      Você pode apresentar suas propostas esta noite. / Pode ficar remoendo-as sozinho por muitas noites.

p)      Você deve conversar abertamente com ela sobre seus sentimentos. / Deve esquecê-la definitivamente.

 

PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

47. SEPARE E CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS:

a. Ninguém sabe / que ele saiu da empresa.

         OP                    OR. SUB. SUBST. OBJETIVA DIRETA

 

b. É fundamental que compareça à reunião.

c. Duvido de que esse prefeito seja desonesto...

d. A verdade é que João era um impostor.

e. Só me resta uma alternativa: que encontre o remédio

f. Tive a impressão de que estava flutuando.

g. O sucesso do projeto depende de que se esforce.

h. Seria óbvio que eu não iria ao show?

i. O fato é que nossa vida passa rápido.

j. “Porque eu sei que é amor...”

k. Não acreditávamos em que ele nos ajudaria.

l. Ela perguntou ao pai que pizza ele queria.

m. Basta que você me ame.

n. Será justo que ele seja absolvido?

o. Ela estava ansiosa por que aquele dia chegasse.

 

TESTES

48. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. Observe a oração em destaque.

1-  Oração subordinada substantiva subjetiva.

2 - Oração subordinada substantiva objetiva direta.

3 - Oração subordinada substantiva objetiva indireta.

4 - Oração subordinada substantiva apositiva.

5 - Oração subordinada substantiva completiva nominal.

6 - Oração subordinada substantiva predicativa.

7 – Oração principal

 

a. (    ) O importante é que valorizemos  nossos princípios.

b. (    ) Aprecio que busquem seus direitos.

c. (    ) Ocorre que a reclamação procede.

d. (    ) Todos apreciamos que os governantes administrem bem.

e. (    ) Digo-te uma verdade: que a vida continua.

f. (    ) Dependemos de que nossos direitos sejam respeitados.

g. (    ) É importante que se comportem bem.

h. (    ) Havia medo de que os protestos se tornassem violentos.

i. (    ) O justo era que ele interviesse a nosso favor.

j. (    ) Soubemos que ela chorou ontem.

k. (    ) Talvez fosse útil que ele nos visitasse.

l. (    ) Não há confiança em que elas se comprometam.

m. (    ) Confiamos em que elas se comprometam.

 

49. (UF-MG) Na frase: "Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser mãe", a oração subordinada é:

a) subordinada substantiva objetiva indireta

b) subordinada substantiva completiva nominal

c) subordinada substantiva predicativa

d) coordenada sindética conclusiva

e) coordenada sindética explicativa

 

50. (UF-UBERLÂNDIA) "Lembro-me de que ele só usava camisas brancas." A oração sublinhada é:

a) subordinada substantiva completiva nominal

b) subordinada substantiva objetiva indireta

c) subordinada substantiva predicativa

d) subordinada substantiva subjetiva

e) subordinada substantiva objetiva direta

 

51. (FATEC) Considerando como conjunção integrante aquela que inicia uma oração subordinada substantiva, indique em qual das opções nenhum se tem esta função:

a) Se subiu, ninguém sabe, ninguém viu.

b) Comenta-se que ele se feria de propósito.

c) Se vai ou fica é o que eu gostaria de saber.

d) Saberia me dizer se ele já foi?

 

52. (UE PONTA GROSSA-PR) Em "É possível que comunicassem sobre políticos", a segunda oração é:

a) subordinada substantiva subjetiva

b) subordinada adverbial predicativa

c) subordinada substantiva predicativa

d) principal

e) subordinada substantiva objetiva direta

 

53. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a oração destacada é:

a) substantiva objetiva indireta

b) substantiva subjetiva

c) substantiva completiva nominal

d) substantiva apositiva

e) n.d.a.

 

54. Em um período composto por subordinação, a oração que não possui sujeito na oração principal, dentro das orações subordinadas substantivas, será classificada como:

a) Oração subordinada substantiva predicativa;

b) Oração subordinada substantiva apositiva;

c) Oração subordinada subjetiva;

d) Oração subordinada objetiva direta.

 

 

RECUPERAÇÃO – GRAMÁTICA

Orações subordinadas substantivas

1. Utilize o código abaixo, para as orações subordinadas substantivas em destaque:

(A) Oração principal

(B) Oração subordinada substantiva SUBJETIVA

(C) Oração subordinada substantiva OBJETIVA DIRETA

(D) Oração subordinada substantiva OBJETIVA INDIRETA

(E) Oração subordinada substantiva PREDICATIVA

(F) Oração subordinada substantiva APOSITIVA

(G) Oração subordinada substantiva COMPLETIVA NOMINAL     

1. (   A   ) As propagandas de carros querem apenas isto: que o consumidor compre pela emoção.

2. (    G   ) O público age favoravelmente a que se consuma por prazer.

3. (    E   ) O desejável seria que o simples prevalecesse.     

4. (     D   ) Eu me oporei a que controlem meus pensamentos e gostos!

5. (   B  ) Ocorre que a TV não é atacada pela crítica.

6. (   B   ) Será possível que tenhamos igualdade social?

7. (   C  ) Não sei  se foi sonho ou realidade...

8. (  G  ) Tínhamos confiança em que tudo se resolvesse a tempo.

9. (   D   ) Seus amigos nunca gostaram de que ele se ausentasse dos encontros.

10. (   E  ) O esperado é que você aproveite suas férias!!!

 

 

 

 

 

2. Analise a oração principal abaixo e responda sobre a oração destacada:

MEU PAI DESEJAVA [QUE EU ESTUDASSE MAIS].

a. Ela é subjetiva? Por quê?

b. Ela é predicativa? Por quê?

c. Ela é objetiva direta? Por quê?

d. Ela é completiva nominal? Por quê?

e. Ela é objetiva indireta? Por quê?

 

Exercícios sobre Orações Coordenadas

3. Reescreva os períodos abaixo, ligando-os pelos conectivos adequados:

 

a.   Zé Brasil trabalhou muito, * foi despedido.

b.   Minhas plantas não sobrevivem, * não consigo matar as formigas.

c.   Ele não tem assistência médica; * sofre na fila do SUS.

d.   Fique aqui, porque ela já vem * vai querer falar com você.

 

4.   Relacione as colunas:

 

a)   Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.

b)   Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.

c)   Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.

d)   Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.

e)   Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.

(       ) relação de conclusão

(       ) relação de contraste, adversidade

(       ) relação de confirmação ou explicação

(       ) relação de alternância

(       ) relação de acréscimo.

 

 

5.   Divida os períodos e classifique as orações:

a)   Ora ele planta, / ora ele capina o mato.

b)   Ele não plantou milho / nem derrubou o mato.

c)   Zé Brasil trabalha na terra, / porém o coronel fica com os lucros.

d)   Ele trabalha muito; / logo devia lucrar mais.

e)   O coronel o expulsou, / pois era o dono das terras.

f)    O camponês preparou a terra, / plantou, / não colheu nada .

g)   Quer ele seja vadio, / quer seja indolente, / ninguém deve culpá-lo por isso.

h)   Tentou matar as formigas, / contudo não conseguiu; / logo, desistiu de tudo.

i)     Zé Brasil tentou comprar umas terras; / entretanto não comprou.

j)     Ponha atenção nas doenças do Zé Brasil, / que você o compreenderá melhor.

 

6. Junte as orações dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa; depois, classifique-as.

a) O campeonato foi muito duro. Os atletas merecem um longo descanso.

b) Você é um grande amigo nosso. Contamos urgentemente com sua ajuda.

c) Ele é uma pessoa competente. É capaz de falhar algumas vezes, como qualquer um de nós.

d) Ele quer ficar rico. Deve trabalhar com muito afinco.

e) Não desanime diante das dificuldades. A recompensa vale o esforço.

f) O velho pai sofria com isso. Não chorava vem maldizia a sorte.

g) Aquela cidade não oferece muitas chances de trabalho. Muitos jovens insistem em não sair de lá.

h) Não gostava da vida na cidade. Tinha planos de comprar um sítio e ir morar no interior.

 

 

 

 

7. Modelo:

Fique quieta. Expulso a senhora da sala.

Relacionando: Fique quieta, ou expulso a senhora da sala.              

Valor semântico da conjunção: alternância

a)   Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no último campeonato.

Relacionando: _______________________________________________________________

Valor semântico da conjunção:

 _________________________________________

b)   O Brasil é um país de grandes riquezas. O padrão de vida de seu povo é um dos mais baixos do mundo.

Relacionando: ______________________________________________________________

Valor semântico da conjunção: ______________________________________
 

c)   Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa.

Relacionando: _______________________________________________________________

Valor semântico da conjunção:  ___________________________

 

8.   Divida o período abaixo em orações e classifique-as:

 

“A canoa deslizava brandamente, entrava na boca do rio Canumã e despertava as sardinhas meio-adormecidas entre duas águas, nenhum pássaro cantava, as vozes noturnas da floresta haviam-se calado, mas nós estávamos alerta”. (Inglês de Sousa).

 

 

9.   Use, nas palavras abaixo, o acento grave quando for necessário. COPIE TODAS FRASES NO CADERNO.

01 – O plano dos bandidos saiu as avessas.

02 – Não chegaram a saber quem era a autoridade.

03 – Encontramos os barcos as margens da lagoa.

04 – Fui a casa, mas voltei logo.

05 – Não fui aquela farmácia.

06 – Entregamos o prêmio aquele aluno.

07 – Reprovo aquela atitude.

08 – Encontrei-o a porta de minha casa.

09 – A noite, se reuniam para ouvi-lo.

10 – Sua aversão a estrangeiros era censurada.

11 - As dez e meia todos dormiam.

12 – Não desobedeça  ninguém.

13 – Os guardas ficaram a uma grande distância.

14 - Os meninos chegaram a uma hora.

15 – Você entregou a encomenda a Dona Luísa?

16 – Ela foi a Paraíba.

17 – A meia-noite, os fantasmas aparecem.

18 – Ele não se prendia a nenhuma garota.

19 - Iremos a Porto Alegre.

20 - As notas já foram devolvidas a gerência.

21 – Compareceu a prova indisposto.

22 - Fez a prova indisposto.

23 – Aderi logo a proposta que me fez.

24 – Tomou o remédio gota a gota.

26 - Dia a dia, a empresa foi crescendo.

27 – Ele chegou a essa região há anos.

28 - O aumento entra em vigor a zero hora.

29 – Já chegamos a Florianópolis?

30 – Vá a França, principalmente a Paris.

 

10. Reescreva as frases, pontuando-as:  

a.   O amor por exemplo é um sacerdócio

b.   Misael tirou Maria Elvira da vida instalou-a num sobrado no Estácio pagou médico dentista manicura.

c.   Além da conversa das mulheres são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita.

d.   A política não é uma ciência mas uma arte.

e.    Não tenha pressa mas não perca tempo.

f.     Se a montanha não vem a Maomé Maomé vai à montanha.

g.   Amai amai que tudo mais é nada.

h.   Nós as mulheres não somos tão fáceis de conhecer.

i.     O sertanejo é antes de tudo um forte.

j.     Brasília Capital da República foi fundada em 1960.

k.    A poesia a dança a escultura a música tudo é forma de expressão.

l.     Minha casa tem dois dormitórios dois banheiros uma cozinha uma sala e um pequeno quintal.

m. A poluição ambiental meus senhores tem sido um grave problema.

n.   O senhor Carlos chefe da empresa adiou a decisão.

o.   O programa quando é bom não trava a operação da máquina

p.   Venha ao quadro, Tatiana.

 

11. Explique o problema de pontuação abaixo:

a) Alguém, tem o direito de humilhar outro?

b) Jamais se viu, um jacaré tão grande.