
Exercícios sobre verbos irregulares

Regras de Acentuação Gráfica
Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as paroxítonas, seguidas pelas oxítonas. A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente. Já as proparoxítonas, por serem pouco numerosas, são sempre acentuadas.
Proparoxítonas
Sílaba tônica: antepenúltima
As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos:
- trágico, patético, árvore
Paroxítonas
Sílaba tônica: penúltima
Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
l | fácil |
n | pólen |
r | cadáver |
ps | bíceps |
x | tórax |
us | vírus |
i, is | júri, lápis |
om, ons | iândom, íons |
um, uns | álbum, álbuns |
ã(s), ão(s) | órfã, órfãs, órfão, órfãos |
ditongo oral (seguido ou não de s) | jóquei, túneis |
Observações:
1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (hifens, jovens).
2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r" (semi, super).
3) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).
Exemplos:
- várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início
Oxítonas
Sílaba tônica: última
Acentuam-se as oxítonas terminadas em:
a(s): | sofá, sofás |
e(s): | jacaré, vocês |
o(s): | paletó, avós |
em, ens: | ninguém, armazéns |
Regras Especiais
Além das regras fundamentais, há um conjunto de regras destinadas a pôr em evidência alguns detalhes sonoros das palavras. Observe:
Ditongos Abertos
Os ditongos éi, éu e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas (éi e não êi), são acentuados. Veja:
- éi (s): anéis, fiéis, papéis
éu (s): troféu, céus
ói (s): herói, constrói, caubóis
Obs.: os ditongos abertos ocorridos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia, estreia, heroico, ideia, jiboia, joia, paranoia, plateia, etc.
Atenção: a palavra destróier é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "r" (e não por possuir ditongo aberto "ói").
Hiatos
Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
Exemplos:
sa - í - da | e - go - ís -mo | sa - ú - de |
Não se acentuam, portanto, hiatos como os das palavras:
ju - iz | ra - iz | ru - im | ca - ir |
Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.
Observação: cabe esclarecer que existem hiatos acentuados não por serem hiatos, mas por outras razões. Veja os exemplos abaixo:
po-é-ti-co: proparoxítona
bo-ê-mio: paroxítona terminada em ditongo crescente.
ja-ó: oxítona terminada em "o".
Verbos Ter e Vir
Acentua-se com circunflexo a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, bem como nos seus compostos (deter, conter, reter, advir, convir, intervir, etc.). Veja:
Ele tem | Eles têm |
Ela vem | Elas vêm |
Ele retém | Eles retêm |
Ele intervém | Eles intervêm |
Obs.: nos verbos compostos de ter e vir, o acento ocorre obrigatoriamente, mesmo no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo:
- ele detém - eles detêm
ele advém - eles advêm.
Acento Diferencial
Na língua escrita, existem dois casos em que os acentos são utilizados para diferenciar palavras homógrafas (de mesma grafia). Veja:
a) pôde / pode
Pôde é a forma do pretérito perfeito do indicativo do verbo poder. Pode é a forma do presente do indicativo. Exemplos:
b) pôr / por
Pôr é verbo e por é preposição. Exemplos:
-
- O ladrão pôde fugir.
O ladrão pode fugir.
- Você deve pôr o livro aqui.
Não vá por aí!
- O ladrão pôde fugir.
Exercícios
01. Assinale a alternativa corretamente acentuada.
a) Ela mantêm no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
b) Ela mantém no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
c) Ela mantêm no sotão os tres gatinhos dc pêlo cinzento.
d) Ela mantem no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
e) Ela mantém no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
02. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
a) juíza – urubú – item – tórax
b) ímã – virús – interíni – nínha
c) polén – lons – paúl – bônus
d) climax – saci – almôço – caráter
e) amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo)
03. Os pais_______ na tv que os desenhos animados______ grande influência sobre seus filhos, mas_________ , também, que faz parte da infância.
a) vêm, tem, crêm b) veem, tem, creem
c) vem, tem, crêem d) veem, têm, creem
e) vêm, têm, crêem
04. Assinale o uso correto quanto ao acento diferencial:
a) O menino nervoso pára de repente.
b) Toda manhã, ela côa o café.
c) Gosto de pêra madura.
d) Preciso pôr as coisas em ordem.
e) n.d.a.
05. Assinale a forma incorreta quanto à acentuação:
a) Eles leem o jornal todos os dias.
b) As meninas têm muitos brinquedos.
c) Os jovens crêem no futuro.
d) Sempre que ando de ônibus, eu enjoo.
e) n.d.a.
06. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
1 – Ele sempre___________a calma.
II – Os turistas_________ informações pela lnternet.
III – As polícias civil e militar_________ nos motins do presídio.
a) mantêm, obtém, intervém
b) mantém, obtêm, intervêm
c) mantêm, obtêm, intervêm
d) mantém, obtêm, intervém
e) mantém, obtém, intervém
07. Assinale a alternativa incorreta quanto à acentuação:
a) herói b) heróico c) jóia d) centopéia e) n.d.a.
08. (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
a) hífen, também, impossível
b) armazém, útil, açúcar
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós
9. (Fuvest-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
b) fluido, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
d) inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambu
10 Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a) abacaxi b) idéia c) assembleia d) heroi e) voo
11. Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico: a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos;
b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente;
c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro;
d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio;
e) sequência – redarguimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.
12. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: a) céu – réu – véu; b) chapéu – ilhéu – incréu; c) anéis – fiéis – réis; d) mói – herói – jóia; e) anzóis – faróis – lençóis.
Gabarito
1. E/2. E/3. D/4. D/5. C/6. B/7. C/8. A/9. B/ 10,D/ 11.E/ 12.D
1- SUBSTANTIVO
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6 - VERBO
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2- ARTIGO
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7 - ADVÉRBIO
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3 - ADJETIVO
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8 - PREPOSIÇÃO
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4 - NUMERAL
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9 - CONJUNÇÃO
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5 - PRONOME
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10 - INTERJEIÇÃO
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Indefinidos: um / uns / uma / umas
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS
|
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.
bastante: advérbio de intensidade
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alegria – aborrecimento – saudação – advertência – admiração
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e) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________
Classes das Palavras – Exercício em texto escolhido.
Vamos usar esta resenha do Filme ‘A Culpa é das Estrelas’ para fazermos um treinamento sobre as classes das palavras.
Para cada um dos parágrafos haverá uma tarefa específica.
Questão nº1 – Marcar e contar os substantivos e adjetivos do título e do primeiro parágrafo.
Questão nº2 – Marcar e contar os verbos e advérbios do segundo parágrafo.
Questão nº3 – Marcar e contar os pronomes e preposições do terceiro parágrafo.
Questão nº4 – Marcar e contar as conjunções e os artigos do quarto parágrafo.
Boa adaptação é o grande trunfo de A Culpa é das Estrelas
Entre erros e acertos, filme deve agradar leitores do livro homônimo.
O cotidiano cruelmente monótono de Hazel (Shailene Woodley) durante o tratamento contra o câncer de pulmão, com incessantes maratonas de reality shows e incontáveis releituras do mesmo livro, é transformado quando ela é diagnosticada com depressão que, segundo ela, não é um efeito colateral da doença, mas sim um efeito colateral de estar morrendo e ser forçada a frequentar o grupo de apoio mais deprimente e com maior rotatividade do mundo formado por outros jovens com câncer. É lá que ela conhece Isaac (Nat Wolff), um jovem revoltado que está prestes a se submeter a uma cirurgia que o deixará cego e Augustus Waters (Ansel Elgort), que seria o perfeito galã de romance adolescente se não fosse por uma autoestima abalada e uma perna amputada. É por este que Hazel se apaixona.
É este “amor granada”, como ela mesma diz, que tem prazo para explodir, que encanta em A Culpa é das Estrelas, adaptação cinematográfica do livro homônimo (e extremamente bem-sucedido) de John Green, que comanda o canal Vlog Brothers no YouTube ao lado do irmão Hank. O que poderia ser “apenas mais um filme sobre amor e câncer” é, na verdade, uma adição inovadora, que tenta aproximar o adolescente com câncer do adolescente comum.
Como adaptação, o filme é um sucesso. Além de o roteiro – assinado por Scott Neustadter e Michael H. Weber, de (500) Dias com Ela – ser bem editado, os personagens reproduzem com exatidão as falas do livro. Não haveria porque ser diferente, já que Green assistiu de perto às filmagens e deu dicas e conselhos ao elenco talentoso. Outra dupla importante, formada por Mike Mogis e Nate Walcott, garante uma trilha sonora essencialmente pop, composta por Ed Sheeran, Jake Bugg, Charli XCX, The Radio Dept. e outros, que embala a história com harmonia. O diretor Josh Boone, que comandou em 2012 Ligados Pelo Amor, reforça com A Culpa é das Estrelas a assinatura graciosa e sensível ideal para o gênero romântico.
Contudo, se o grande trunfo do romance é a brilhante abordagem do drama para um público jovem, a transição para o cinema o faz de forma menos sutil. A interpretação forçada de Laura Dern (Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, Veludo Azul) transforma o importante elo entre mãe e filha da história em uma relação artificial. Por vezes, o filme tende a forçar uma dramaticidade que viria naturalmente na trama, conduzida pela boa interpretação dos protagonistas. Os minutos finais do longa abrem a porta para clichês que não acrescentam absolutamente nada ao enredo. Afinal, quando se mistura adolescência, amor e a linha tênue entre a vida e a morte, não há a menor necessidade de inserir flashbacks românticos para extrair ainda mais lágrimas do espectador.
Depressão não é tristeza?
A teoria tradicional diz que a depressão é uma deficiência de serotonina – um neurotransmissor relacionado a funções como o humor, o sono e o apetite – e, para combatê-la, tudo o que os antidepressivos fazem é aumentar a quantidade dessa substância no cérebro. Mas duas questões nessa teoria intrigam os cientistas há algum tempo. A primeira é que, pouco depois de tomar esses remédios, o cérebro já está cheio de serotonina e, no entanto, nada acontece. O segundo é que os efeitos esperados só vão aparecer um mês depois. Um mês é exatamente o tempo que o cérebro leva para produzir novos neurônios e fazê-los funcionar. Foi daí que se suspeitou que existe uma relação entre a depressão e a queda na produção de novas células no cérebro.
Outros indícios reforçaram a hipótese: o estresse – um dos principais fatores que desencadeiam a depressão – também inibe a neurogênese, como se o cérebro estivesse mais preocupado em sobreviver ao fator estressante que em produzir neurônios para o futuro. Mas a primeira evidência concreta veio em 2000, quando cientistas americanos mostraram que os principais tratamentos antidepressivos aumentam a neurogênese em ratos adultos. No ano seguinte, percebeu-se também que bloquear o nascimento de neurônios em ratos tornava ineficazes os antidepressivos. Agora a esperança é encontrar uma forma de estimular a neurogênese e, com isso, aliviar a depressão. Ao que indicam esses estudos, essa doença pode não ser só um estado de tristeza, mas, sim, o efeito da falta de neurônios novos e da consequente perda da habilidade de se adaptar a mudanças. (SUPERINTERESSNATE. São Paulo: Abril, v. 229. ago. 2006.p.50.)
Responda:
1) Com que intenção foi publicado o texto que você acabou de ler?
2) O que vem a ser um antidepressivo?
3) O texto "Depressão não é tristeza?" é classificado como texto de divulgação científica. Como o próprio nome indica, esse tipo de texto é usado para transmitir ao público em geral, em linguagem acessível, informações, descobertas e novidades científicas. Mesmo assim, nesse tipo de texto acabam sendo empregadas palavras específicas da área de conhecimento abordada. Indique alguns desses termos e informe a que área do conhecimento eles fazem referência.
4) Um leitor comum talvez não saiba o significado da palavra "serotonina". Que recurso o autor usou para que o leitor entendesse o texto, mesmo não sabendo o significado dessa palavra?
5) Nos textos, substantivos podem ser retomados por pronomes ou por outro substantivo com o qual guarda alguma relação de sentido. Nos trechos a seguir, indique a que substantivos referem-se os termos destacados:
a) "...os antidepressivos fazem é aumentar a quantidade dessa substância no cérebro."
b) "...A primeira é que, pouco depois de tomar esses remédios, o cérebro já está cheio de serotonina..."
c) "Um mês é exatamente o tempo que o cérebro leva para produzir novos neurônios e fazê-losfuncionar."
d) "...para combatê-la, tudo o que os antidepressivos fazem é aumentar a quantidade dessasubstância no cérebro."
6) Observe os termos destacados nos trechos a seguir:
"...tudo o que os antidepressivos fazem é aumentar a quantidade dessa substância no cérebro."
"...cientistas americanos mostraram que os principais tratamentos antidepressivos aumentam a neurogênese em ratos adultos."
A que classe gramatical pertencem as palavras destacadas?
Observando o modelo em questão, indique a relação semântica estabelecida pelas preposições expressas nas orações que seguem:
Amanhã iremos a Brasília.
Relação semântica de lugar.
a – Voltaremos à tarde do passeio.
b – Ela só sai com os amigos.
c – Em determinadas situações devemos agir com calma.
d – Viajamos para Maceió.
e - Profissionalize-se para obter sucesso na sua carreira.
f – Por não ter se esforçado, não obteve um bom resultado.
g – Falamos muito do acontecido durante a reunião.
h – Com as fortes chuvas ocorridas, as estradas estão em péssimas condições de tráfego.
i – O cão morreu de fome.
j – O avião sobrevoou sobre a cidade por um bom tempo.
l – O portão foi todo pintado a pincel.
m – Ele foi conduzido a socos para prestar depoimento.
CLASSIFIQUE OS ADVÉRBIOS SUBLINHADOS:
1. Depois me ofereceram uma lata de comida.
2. Eu senti que eles não iam me entender nunca.
3. Isso está muito interessante!
4. Embora de barriga vazia, latia lá dentro.
5. Foi assim que eu perdi um grande amigo.
6. Eu sempre lhe dizia isso.
7. Engoliu o bolo depressa.
8. Imediatamente ele caiu.
9. O bandido estava longe.
10. Ele já nem me reconhecia.
11. Fiz tudo muito calmamente: devagar se chega mais depressa.
12. As ilusões andam sempre na frente e as desilusões atrás.
13. Teu irmão partiu ontem, meio triste. Talvez não o vejas tão cedo.
14. Uns comem pouco; outros demais.
15. Às vezes vemos pessoas que falam bem e agem mal.
16. A casa era muito velha, o telhado já meio torto.
17. Como se faz para obter água bem limpa?
18. Sentiu-se extraordinariamente forte.
19. A cidade hoje é bom diferente do que foi outrora.
20. A máquina trabalhava ininterruptamente.
21. Vive-se bem aqui.
22. Ele agiu corretamente.
23. Levantou cedinho e aprontou-se bem depressa.
24. Há coisas muito caras e pouco úteis.
25. Ficou meio tonto com o vinho.
Sublinhe os advérbios das frases e diga as circunstâncias que indicam:
1. Certamente, a família da viúva não era muito unida.
2. Nunca tinham visto um crime tão engenhoso.
3. O homem talvez não vá para o hospício, mas para uma prisão.
4. A família provavelmente adorou o fato de ele ter ido para muito longe.
5. O plano dele não funcionou muito bem.
6. No dia seguinte almoçamos num restaurante e tomamos vinho; depois, num bar, fiquei alisando ternamente suas mãos.
7. Aos três meses de vida, passa muito bem o primeiro macaco-aranha nascido em cativeiro, proeza realizada no centro de primatologia, no RJ, único lugar do mundo onde essa espécie pode ser legalmente criada.
8. A irmã ouviu o miado do gato e berrou para o Joãozinho:
- Já disse para você deixar meu gato em paz e não puxar o rabo dele!
O menino respondeu:
- Eu só estou segurando. Quem está puxando é ele.
9. Dois pescadores conversavam:
- Pois é, semana passada eu pesquei um lambari de dois metros, aqui mesmo neste rio.
- Dois metros? Fantástico! Pois ontem eu vim aqui e pesquei um lampião aceso!
- Aceso?? Não acredito!
- Vamos fazer o seguinte: diminui o seu lambari que eu apago o meu lampião!
Amplie as frases com os advérbios pedidos:
1. Isso não fica ........................... para um rapaz da sua idade.( modo)
2. .........................chegou a hora da viagem.( tempo)
3. Ela ...........................chorava.(negação)
4. Eu .....................................................a conhecia.(afirmação)
5. Houve um momento ...................................engraçado.( intensidade)
6. Estou .....................................orgulhoso de você.(intensidade)
7. .........................eles esperem você.(dúvida)
8. ..........................eles esperassem muita coisa.( dúvida)
9. A sala dele ficava ....................................da minha.(lugar)
10. Lutei .....................................para conseguir o que eu tenho.( intensidade)
11. Recebeu-nos.................................................(modo)
12. Ouviam-se sinos ..........................................( lugar)
Complete o texto com os advérbios abaixo:
ali – assim – não – lá – depois - ainda - aí
O FILHO DA MÃE
Fernando Sabino
Ah! Aquele menino! ..........................acaba me botando maluca. E nem 11 anos tem. Pois outro dia, não foi pedir dinheiro emprestado para o gerente do banco ................... em frente? Me viu fazendo um empréstimo, achou que era só pedir e eles davam. Então foi até ............. – eu quero tirar um dinheiro ................. O gerente ..............................me contou. Quanto você precisa? Uns dois mil? Dois mil? Para que você precisa de dois mil reais? Ele disse que era para comprar uma prancha de surfe. O gerente explicou que não podia ser ...................., tinha de encher uns papéis, a mãe dele tinha de assinar. Ele coçou a cabeça, desanimado: a gorda ........... assinou. A gorda sou eu.
Retire do texto:
* um advérbio de tempo * dois de lugar * um de negação * um de intensidade
Em 1900, na cidade de Paris, foi oferecido um prêmio para quem se comunicasse com um extraterrestre. Como todo mundo acreditava que existia vida em Marte, não ganharia o prêmio quem se comunicasse com os marcianos, pois era fácil demais.
Leia o texto acima. Ele conta um dia na vida de um homem. Escolha um pequeno trecho, em que apareça uma ação completa. Desenvolva esse trecho, indicando detalhes e características psicológicas do personagem de modo que o leitor entenda o que se passou com ele. Escreva o texto, utilizando a norma culta. Seja criativo e não tenha preguiça de explorar todas as possibilidades da cena com descrições. Bom trabalho!
Simulado de recuperação - 3º tri.docx (236799)
GABARITO do simulado de recuperacao do 3 tri.docx (17006)
Queridos alunos, acima há um simulado da Prova de Recuperação e seu respectivo gabarito. Façam a prova e depois confiram os resultados. Qualquer dúvida, estou à disposição no plantão. Beijos! Cris.
EXERCÍCIOS SOBRE VERBOS NO MODO IMPERATIVO
NÃO ESQUECER: O modo imperativo é usado na gramática para dar comandos, ordens, fazer um pedido, um convite ou dar um conselho. Muito usado em propagandas e mensagens publicitárias, o modo imperativo tem por objetivo induzir o indivíduo a uma ação. O imperativo não admite a primeira pessoa do singular. Ele pode aparecer de duas formas: imperativo afirmativo e imperativo negativo.
1. Nas frases abaixo, identifique o verbo no modo imperativo, classificando-o em imperativo afirmativo ou imperativo negativo. Diga, também, em que pessoa o verbo está conjugado:
a) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está alto!
b) Não dê as costas para a sorte!
c) Venha escolher o livro que quiser!
d) Dança! Exercitar-se faz bem à saúde e ao coração.
e) “Estudem para a prova, alunos!”
f) Por favor, faze silêncio!
g) Não escutes música tão alto!
h) Não escute música tão alto!
i) Saia agora mesmo daí!
j) Corram até a sala e fechem as janelas.
2. Conjugue os verbos entre parênteses na 2ª pessoa do singular:
__________ (bater) os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois ____________ (adicionar) a água quente e por último o fermento em pó. __________ (assar) em forno com temperatura média por 40 minutos, ___________ (desenformar) quente. Cobertura: _________ (colocar) todos os ingredientes em uma panela e __________ (levar) ao fogo até que levante fervura, ___________ (despejar) ainda quente em cima do bolo.
3. Conjugue-os, agora, na 3ª pessoa do singular:
__________ (bater) os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois ____________ (adicionar) a água quente e por último o fermento em pó. __________ (assar) em forno com temperatura média por 40 minutos, ___________ (desenformar) quente. Cobertura: _________ (colocar) todos os ingredientes em uma panela e __________ (levar) ao fogo até que levante fervura, ___________ (despejar) ainda quente em cima do bolo
4. Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo:
a) Espere ( ) um pouco, garoto.
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo?
c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )
e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!
5. Destaque as formas verbais das frases abaixo, indicando-lhes as flexões:
a) Colhíamos as flores sempre à tardinha.
b) Por que ficaste pouco na festa?
c) Não tenhais medo.
d) Torço para que os jovens fujam das drogas.
e) Era certo que não defenderiam injustiças.
f) Quando partires, ficaremos com saudade.
g) Regresse logo, por favor.
6 . Reescreva as frases, mudando os verbos, todos no imperativo, para a 2ª pessoa do singular e para a 3ª pessoa do plural:
a) Ouça meus conselhos.
b) Fique atrás de seus pais.
c) Vá logo.
d) Faça silêncio.
e) Creia em Deus.
f) Dê atenção a todos.
7. Preencha as lacunas com as formas verbais indicadas entre parênteses:
a ) Nós sempre ______________________ que ele voltaria. (saber – pret. mais--que-perf. simples ind.)
b) As crianças ______________________ devagar. (ler – pres. ind.)
c) Ela ______________________ por notícias tuas. (ansiar – pres. ind.)
d) Nós _______________todas as tardes, mas elas não_________________. (passear – pres. do ind.)
f) Quem ______________________ os livros para mim? (trazer – fut. pres.)
g) Ele ______________________ pôr o vaso na janela? (poder– pret. perf. ind.)
h) Se __________________ , irei contigo. (querer – fut. subj.)
8. Complete com o verbo FALAR, no imperativo afirmativo:
a) Quando precisar, ______________________ comigo.
b) Quando precisarem, ___________________ comigo.
c) Quando precisardes, ___________________ comigo.
d) Quando precisares, ____________________ comigo.
9. Complete com as formas adequadas dos verbos entre parênteses:
a) Se chegasses mais cedo, a cena. (ver)
b) É preciso que as crianças ____________ o desafio. (vencer)
c) Quando nós ______________ as cartas no correio, avisaremos. (pôr)
10. Reescreva as frases usando o imperativo afirmativo:
Ex: Sairei mais cedo hoje. Saia mais cedo hoje.
a)Terminarei a pintura logo. ____________________________________________________
b)Farei uma propaganda interessante. ____________________________________________
c)Trarei os doces e as bebidas. _________________________________________________
d)Falarei com ele. ____________________________________________________________
11. Reescreva as frases no imperativo negativo:
a)Viaja imediatamente! _______________________________________________________
b)Viajem agora! _____________________________________________________________
c)Volte Cedo! _______________________________________________________________
d)Volta Cedo! _______________________________________________________________
e)Diga a verdade! ____________________________________________________________
f)Dize a verdade! ____________________________________________________________
g)Liga o rádio! _______________________________________________________________