VERBOS DE COMANDOS NOS ENUNCIADOS

É comum que grande parte da dificuldade ao interpretar textos esteja relacionada à compreensão do que se pede nos enunciados das questões. Isso quer dizer que, após uma primeira leitura do texto, você já deve ter uma ideia do que ele trata, mas, ao ler as questões, se o enunciado for mal compreendido, muito provavelmente você retornará ao texto para buscar uma resposta que já será errada, podendo até atrapalhar a primeira interpretação feita sobre a obra. Por isso, vamos nos concentrar agora em entender o que os comandos das questões exigem de nossas respostas.

Algumas palavras-chave sempre aparecem nos enunciados. Elas são importantes, porque resumem em si o que está sendo pedido, por isso devem ser muito bem compreendidas:

 

·      CARACTERIZE/ DESCREVA UM  ELEMENTO : você deverá buscar no texto elementos que indiquem COMO ele é , que AÇÕES demonstram o jeito de ser, quais os detalhes que apresenta, enfim, indicar traços desse elemento em detalhes, tanto físicos como psicológicos. 

·       COMPAREvocê deverá, além de DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS dos elementos envolvidos, mostrar as semelhanças e as diferenças. Exemplo: Minha casa é pequena, tem 3 cômodos, cor branca, um sofá verde e fica em São Paulo. Sua casa é grande, tem 10 cômodos, cor amarela, sem sofá e fica em São Caetano. ENTÃO, EMBORA SEJAM HABITAÇÕES, ELAS SÃO DIFERENTES TANTO PELA COMPOSIÇÃO (MÓVEIS, TAMANHO, CORES) COMO NA LOCALIZAÇÃO DAS CIDADES. 

·      RELACIONE você deverá DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS dos elementos envolvidos e mostrar os pontos comuns.

·      TRANSCREVAvocê deverá voltar ao texto, localizar a que está se referindo o enunciado, e copiar EXATAMENTE IGUAL nas linhas de resposta. Para tanto, deverá utilizar as aspas para indicar que aquilo foi retirado de um texto e que você não é o autor do trecho.

·      IDENTIFIQUEvocê deverá voltar ao texto, localizar o que se pede e APONTAR que RECONHECEU o que foi pedido, nas linhas de resposta. Poderá, então, explicar com suas próprias palavras ou transcrever.

·      EXPLIQUE: você deve utilizar SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS para mostrar o que compreendeu do texto, apontando RAZÕES E CAUSAS. 

·      JUSTIFIQUEvocê deverá voltar ao texto e buscar ARGUMENTOS que provem uma afirmação inicial. Assim, você não poderá deixar como resposta sua própria opinião, mas deve SE BASEAR nos elementos do texto que comprovem o porquê de sua explicação estar correta. 

·      LEVANTE HIPÓTESES: você deverá, antes de mais nada, entender que essa não é uma resposta pessoal ou livre, já que nem tudo pode, de fato, ser uma possibilidade para o texto. Por isso, é importante observar com quais possibilidades de resposta o texto manteria sua coerência, ou seja, ficaria dentro do limite lógico de acontecer. Assim, atente às pistas oferecidas pelo próprio contexto de sua leitura, optando pelas que melhor se relacionam logicamente com o sugerido.

·     INFERIR, você deve examinar as informações concretas do texto, para CONCLUIR, DEDUZIR sentidos implícitos que possam estar sutilmente indicados.

 

Manuelito imagina, A PARTIR DA FALA DE MAFALDA, que os parentes dela estariam doentes. ELE INFERE e depois é surpreendido com os pensamentos da amiga...

 

A bendita compreensão de texto

Pasquale Cipro Neto

24/03/2016  02h00

 

                Publicado recentemente, o estudo "Analfabetismo no Mundo do Trabalho", do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa, informa que apenas 8% dos brasileiros podem ser considerados proficientes em português e matemática. É só mais uma prova de que os 31 anos de governos civis não foram capazes de desfazer o que a ditadura militar fez com a educação no país.

                Quando eu era moleque, a escola particular (com exceções, é claro) era o famoso "PPP" ("Papai pagou, passou"). A ditadura destruiu a escola pública, e os governos civis não foram capazes de recuperá-la. A escola privada de hoje também não é um mar de excelência.

                Não preciso dizer o tamanho da catástrofe que o estudo aponta. Vê-se isso na prática, em milhares de exemplos concretos. Os nossos caminhoneiros, por exemplo, não conseguem entender as placas que indicam a altura máxima que um caminhão pode ter para passar embaixo de um viaduto ou ponte. Os nossos engenheiros não conseguem fazer cálculos corretos quando constroem edifícios, pontes etc. (não sou eu que digo isso; é o próprio Crea). O resultado disso...

                O consumidor não consegue definir qual é a embalagem mais conveniente, alguns (muitos) leitores não conseguem compreender textos, sobretudo quando os leem com sangue nos olhos, e por aí vai.

               Diante disso, permito-me fazer algumas questõezinhas de texto, dessas que caem em concursos públicos, vestibulares etc. Que tal? Para facilitar, darei apenas duas alternativas. Lá vai a primeira: "Leia esta passagem: 'Choveu durante a noite porque as ruas estão molhadas'. Agora aponte a alternativa correta: a) O emissor da frase certamente viu chover durante a noite; b) Não se pode dizer que o emissor da frase viu chover; o fato de as ruas estarem molhadas fê-lo supor que tenha chovido durante a noite, por isso ele afirmou o que afirmou".

                O que você marcou, caro leitor? Se você marcou "a", errou. Essa opção seria correta se o texto fosse este: "As ruas estão molhadas porque choveu durante a noite". Percebeu?

                Agora outra questão: "Leia esta passagem: 'Um cidadão chega ao banco às 15h57min, mas o encontra já fechado. De dentro da agência, o segurança aponta para o próprio relógio e em seguida faz sinal com as mãos, indicando que o expediente (que termina às 16h) está encerrado. Numa parede da agência, há um relógio digital, sempre acertado pelo Observatório Nacional, que marca 15h57min. O cliente insiste; o segurança vai até a porta e diz que a hora que vale é a dele'. Aponte a opção correta: a) O segurança tem razão; o cliente que chegasse mais cedo; b) O segurança não tem razão: não eram oficialmente 16h, e ninguém tem obrigação de saber a quantas anda o relógio dele".

                Se você marcou "a", errou, e, lamento informar, o seu caso é grave.

                Mais uma, agora com três opções: "Leia esta passagem: 'A roubalheira não começou com o PX'. Aponte a alternativa correta: a) O autor do texto diz que o PX não é ladrão; b) O autor do texto não culpa o PX pela roubalheira, já que, se não foi esse partido que a iniciou, ele está perdoado; c) O autor do texto diz que o PX é tão ladrão quanto os partidos que o antecederam".

                A resposta? Obviamente, é "c". Bem, quem tem sangue nos olhos deve ter ficado com uma baita vontade de marcar "a" e "b". É isso.

www1.folha.uol.com.br/colunas/pasquale/2016/03/1753591-a-bendita-compreensao-de-texto.shtml