Prova trimestral (2o tri)
Gabarito da Prova Parcial (2o tri)
1. a) O eu lírico prefere o ato de brincar.
b) Segundo o eu lírico, namorar só dá problema; ele também não gosta de ficar de mãos dadas com alguém enquanto seus amigos jogam bola. Ele gosta mesmo é de brincar.
c) Sim. O sentido seria mudado, uma vez que, nesse caso, a namorada só gostaria de ficar de mãos dadas no recreio e o garoto teria que ficar de conversa e de passeio.
2. a) A ação realizada pelo sujeito é a de contemplar o lago e quem a realiza é o eu lírico.
b) Os verbos são: " penso", " sinto", " desejo", " fiz" .
c) A figura de linguagem predominante é a personificação à medida que o lago e a água ganham atributos de um ser humano. O lago nada "diz" ao eu lírico e a água está "adormecida".
3. a) O poema tambem se organiza em versos e estrofes, características típicas da poesa convencional.
b) Para demonstrar o efeito da bebida no homem, o autor escreve o versos com as letras caindo. Também as letras se apresentam em formato de círculo quando é pra dizer como o homem vê as casas por onde passa depois da bebida.
c) Com o efeito da bebida, as casas ficam rodando a sua frente como se fossem pessoas andando numa procissão que não acaba nunca.
4. a) O texto deve abordar as diferentes temperaturas da região do deserto.
b) O verbo " esquecer" é regular e "poder" é irregular.
c) O verbo está conjugado na 3a pessoa e indica uma proximidade com o leitor, já que o autor lhe trata como "você"
d) O verbo irregular é o " poder", e ele é irregular porque não segue o padrão de conjugação dos demais verbos (regulares).
e) Uma figura de linguagem presente no trecho acima é a hipérbole, quando o autor diz: " Esqueça o calor insuportável". Sabe-se que o calor é muito forte, mas não é exatamente "insuportável".
5.
1. puder
2. tiver
3. mantiverem
4. disserem
5. trouxer
6.
1. vi
2. vir
3. refizeram
4. trouxeres
5. formos
7. a) Um dos ratos, na intenção de falar algo romântico para sua companheira, diz uma série de palavras bonitas, mas que nem ele mesmo entende.
b) O ratinho usa a metáfora, que consiste numa comparação implícita, quando ele compara o seu amor a uma caravana de rosas.
8. 2/1/5/3/4
9. c
10. A alternativa correta é a b. A primeira está incorreta porque o verbo deveria estar acentuado já que o sujeito está no plural. A última está incorreta porque essa forma verbal não recebe mais acento circunflexo.
11. c
A primeira recebe acente porque é uma oxítona terminada em "em"; a segunda, porque é uma oxítona terminada no ditongo aberto "éis"; a terceira porque é uma paroxítona terminada em "l" e a última porque é um monossílabo tônico terminado em "os".
12.e
Gabarito dos exercícios da p.95 (livro didático)
5. a) acertemos/acertássemos
b) visitarem/visitassem
c) precisar/precisasse
d) faça/fizesse
e) tiver/tivesse
6. a) Elas são diferentes dos demais colegas. Raimundo tem um olho de cada cor e a cabeça pelada; a personagem do segundo texto possui asas.
b) Eles se sentiam tristes, isolados, humilhados.
c) Pretérito perfeito do indicativo: disse, encolheu, fechou (primeiro texto) / retornou, contou (segundo texto).
Pretérito imperfeito do indicativo: havia, tinha, mangavam, gritavam, era (primeiro texto) / caminhava (segundo texto). Pretérito imperfeito do subjuntivo: deixassem (primeiro texto).
d) Os dois textos narram fatos ocorridos no passado.
e) "Há um menino ... tem o olho ... mangam dele e gritam ... É melhor que me deixem ... diz Raimundo ... Encolhe-se e fecha ..."
"No dia seguinte Menino de Asas retorna ... que se esquece ... Caminha ... Conta que nenhuma criança compareceu à aula. Ficou ..."
7. a) O verbo no gerúndio revela que a ação está em curso, dando ao leitor ideia de atualidade da cena.
b) Sim, pois equivale à expressão "no momento em que alisava".