Atividades com paradidáticos - 1° TRIMESTRE

"Finis Mundi" - Etapas avaliativas

Laura Gallego García, SM

ATENÇÃO: O LIVRO FOI PEDIDO NA LISTA DE MATERIAIS E, JÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA, FOI DADA A ORIENTAÇÃO PARA QUE SE COMEÇASSE A LEITURA. ASSIM, NO DIA DA ALMOFADA, HAVERÁ CONTINUIDADE E NÃO INÍCIO DO TRABALHO COM O LIVRO EM QUESTÃO.

1a. ETAPA - EM 21/02/2013 - VALOR: 3,0

* Trazer o livro e uma almofada para a sala para que se prossiga com a leitura;

* Apresentar pesquisa manuscrita, no caderno:

a) sobre a função dos jograis, na Idade Média;

b) com um panorama da Idade Média. Podem-se abordar questões econômicas, sociais e comportamentais.

 

2a. ETAPA - EM 07/03/2013 - VALOR: 3,0

* Para esta parte, é necessário que se conclua ao menos 50% do livro. Em seu caderno:

a) identificar e caracterizar Michel, Mattius, Lucía e García;

b) apresentar o conflito da narrativa.

 

3a. ETAPA - ATÉ 14/03/2013 - VALOR: 4,0

Concluir a leitura e preparar-se para os torpedos.

 

 

ROTEIRO DE LEITURA DE “BURACOS”, DE LOUIS SACHAR

 

1.    Identificar e analisar os seguintes elementos da narrativa, em seu caderno:

a)    Foco narrativo e sua forma de se manifestar;

b)    Espaço e análise de sua importância no conflito;

c)    Tempo;

d)    Conflito de Stanley;

e)    Desfecho;

f)     Narrativa do avô de Stanley, Elya Yelnats / motivo da praga;

g)    Trajetória de Kate Barlow, a beijoqueira / a causa do lago seco;

h)   História da “Direção”;

i)     Motivo de os personagens do Lago Verde não serem identificados pelos nomes de fato;

j)      “Buracos”: qual (is) o (s) possível (is) significado (s)?

 

ATENÇÃO ÀS DATAS DE ENTREGA DA ETAPA 1:

8° A – 03/06

8° B – 04/06

8° C – 04/06

 

2.    Caracterizar-se como uma das personagens indicadas em sala e preparar uma fala para representá-los, apresentando-os.

 

ATENÇÃO ÀS DATAS DE APRESENTAÇÃO DA ETAPA 2:

8° A – 10/06

8° B – 11/06

8° C – 11/06

 

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES: O AUTO DA COMPADECIDA (ARIANO SUASSUNA)

  

 

                Alunos, há muito que estudamos literatura: crônicas, contos, romances, figuras de linguagem, estudos de personagens, análises dos elementos da narrativa, neologismos, formas interessantes de exposição de ideias. Agora, você já é capaz de compreender com profundidade a obra em questão!

 

                No mês de junho, você deverá iniciar a leitura e adiantar-se para mostrar o trabalho em agosto. Ele possuirá duas etapas:

Na primeira etapa, você deverá, em FOLHA DE BLOCO PAUTADO, comentar cada um dos itens abaixo (PARTE A) e comprovar com trechos e número de páginas.

Na segunda etapa, (PARTE B): identifique, de forma completa e eficiente, características de cada um dos personagens solicitados e faça (em duplas) um cartaz representativo da obra.

 

             VALOR DO TRABALHO: 5,0.


 

PARTE A – PECULIARIDADES DA NARRATIVA

1. Principais espaços da narrativa.

2. Denúncia social? Justifique.

3. Manifestações da religião na narrativa.

6. Comportamento das autoridades.

7. Conflitos.

8. Desfecho.

PARTE B: PERSONAGENS

 

9. João Grilo

10. Chicó

11. Padre João

12. Bispo

13. Antônio Moraes

14. Padeiro

15. Mulher do padeiro

16. O diabo

17. Manuel

18. A Compadecida

 


Crie o seu site grátis Webnode