Atividades com paradidáticos - 1° TRIMESTRE
"Finis Mundi" - Etapas avaliativas
Laura Gallego García, SM
ATENÇÃO: O LIVRO FOI PEDIDO NA LISTA DE MATERIAIS E, JÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA, FOI DADA A ORIENTAÇÃO PARA QUE SE COMEÇASSE A LEITURA. ASSIM, NO DIA DA ALMOFADA, HAVERÁ CONTINUIDADE E NÃO INÍCIO DO TRABALHO COM O LIVRO EM QUESTÃO.
1a. ETAPA - EM 21/02/2013 - VALOR: 3,0
* Trazer o livro e uma almofada para a sala para que se prossiga com a leitura;
* Apresentar pesquisa manuscrita, no caderno:
a) sobre a função dos jograis, na Idade Média;
b) com um panorama da Idade Média. Podem-se abordar questões econômicas, sociais e comportamentais.
2a. ETAPA - EM 07/03/2013 - VALOR: 3,0
* Para esta parte, é necessário que se conclua ao menos 50% do livro. Em seu caderno:
a) identificar e caracterizar Michel, Mattius, Lucía e García;
b) apresentar o conflito da narrativa.
3a. ETAPA - ATÉ 14/03/2013 - VALOR: 4,0
Concluir a leitura e preparar-se para os torpedos.
ROTEIRO DE LEITURA DE “BURACOS”, DE LOUIS SACHAR
1. Identificar e analisar os seguintes elementos da narrativa, em seu caderno:
a) Foco narrativo e sua forma de se manifestar;
b) Espaço e análise de sua importância no conflito;
c) Tempo;
d) Conflito de Stanley;
e) Desfecho;
f) Narrativa do avô de Stanley, Elya Yelnats / motivo da praga;
g) Trajetória de Kate Barlow, a beijoqueira / a causa do lago seco;
h) História da “Direção”;
i) Motivo de os personagens do Lago Verde não serem identificados pelos nomes de fato;
j) “Buracos”: qual (is) o (s) possível (is) significado (s)?
ATENÇÃO ÀS DATAS DE ENTREGA DA ETAPA 1:
8° A – 03/06
8° B – 04/06
8° C – 04/06
2. Caracterizar-se como uma das personagens indicadas em sala e preparar uma fala para representá-los, apresentando-os.
ATENÇÃO ÀS DATAS DE APRESENTAÇÃO DA ETAPA 2:
8° A – 10/06
8° B – 11/06
8° C – 11/06
ROTEIRO DE ATIVIDADES: O AUTO DA COMPADECIDA (ARIANO SUASSUNA)
Alunos, há muito que estudamos literatura: crônicas, contos, romances, figuras de linguagem, estudos de personagens, análises dos elementos da narrativa, neologismos, formas interessantes de exposição de ideias. Agora, você já é capaz de compreender com profundidade a obra em questão!
No mês de junho, você deverá iniciar a leitura e adiantar-se para mostrar o trabalho em agosto. Ele possuirá duas etapas:
v Na primeira etapa, você deverá, em FOLHA DE BLOCO PAUTADO, comentar cada um dos itens abaixo (PARTE A) e comprovar com trechos e número de páginas.
v Na segunda etapa, (PARTE B): identifique, de forma completa e eficiente, características de cada um dos personagens solicitados e faça (em duplas) um cartaz representativo da obra.
VALOR DO TRABALHO: 5,0.
PARTE A – PECULIARIDADES DA NARRATIVA
1. Principais espaços da narrativa.
2. Denúncia social? Justifique.
3. Manifestações da religião na narrativa.
6. Comportamento das autoridades.
7. Conflitos.
8. Desfecho.
PARTE B: PERSONAGENS
9. João Grilo
10. Chicó
11. Padre João
12. Bispo
13. Antônio Moraes
14. Padeiro
15. Mulher do padeiro
16. O diabo
17. Manuel
18. A Compadecida